Trânsito e Transportes

TRÂNSITO SEGURO

Prefeitura requalifica faixas de pedestres na Avenida JK

Objetivo é oferecer mais segurança aos pedestres durante a travessia na Avenida JK

Publicado em: 09/06/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Prefeitura requalifica faixas de pedestres na Avenida JK

Revitalização de faixas de pedestres é concluída na Avenida JK em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de contribuir para um trânsito melhor para todos, seja para quem está no carro, ônibus ou caminhando na rua, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, concluiu nesta semana a requalificação das faixas de pedestres em toda extensão da Avenida JK, no grande Santa Rita.

De acordo com o Engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, ação é de suma importância para a segurança dos pedestres que têm prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

Segundo ele, o fluxo de veículos é intenso na Avenida JK e a revitalização das faixas de pedestres oferece um trânsito mais seguro ao pedestre quando da travessia de uma pista para outra. “Temos feito à requalificação de faixas de pedestres em todos os principais corredores de trânsito da cidade, visando oferecer mais segurança ao cidadão”, assinalou.

Multas

O Código de Trânsito prevê multas para quem estacionar, parar, ultrapassar, retornar ou deixar de dar a preferência à faixa de pedestre. O artigo 214 diz que, se o condutor deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado, ele será multado. O valor da infração varia de acordo com o grau de gravidade, que neste caso de não respeitar a faixa de pedestre pode chegar a R$ 293,47.

Pedestres

O Código de Trânsito exige que o condutor dê preferência, em determinados momentos, aos pedestres. A estudante Sandy Marques comenta que aumentou o nível de conscientização de motoristas em Imperatriz, porém ainda existem aqueles que nem sempre param para que a pessoa possa atravessar com segurança a faixa de pedestres. “É muito arriscado, temos que sinalizar com pedido de parada do veículo para conseguir fazer a travessia na faixa”, conclui.

Trânsito e Transportes