Trânsito e Transportes

CARNAVAL

Setran encerra série de blitz educativas de prevenção aos acidentes no Carnaval

As ações da Setran retornam a partir do dia 19 com o início das palestras nas escolas

Publicado em: 09/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran encerra série de blitz educativas de prevenção aos acidentes no Carnaval

Ação educativa aconteceu na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente a Semus, no Centro (Foto: João Rodrigues)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), com apoio de parceiros, realizou na manhã desta sexta-feira (09), a quarta e última blitz educativa do período de pré-Carnaval. O local escolhido para a ação foi a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Centro.

Com ajuda de agentes de trânsito que organizaram o fluxo de veículos, os servidores do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), distribuíram material gráfico com informações básicas sobre a prevenção de acidentes e reforçaram o apelo com mensagens diretas aos condutores lembrando da responsabilidade de cada um em fazer sua parte para evitar acidentes de trânsito.

“Estamos aqui com conscientizando a sociedade para a segurança no trânsito porque os acidentes estão aí, então vamos respeitar as regras e normas para que tenhamos um Carnaval com muitas brincadeiras, mas sem álcool e direção. Essa é nossa mensagem para você, tá bom?”, disse a coordenadora do DET, Terezinha Miranda, em abordagem a um condutor. 

O engenheiro Pedro Henrique Nunes teve o veículo abordado na blitz e aprovou a ação educativa pela redução de acidentes no Carnaval.

“Acho importante demais essas ações para poder conscientizar a população a respeitar as normas de trânsito. Apesar de todos nós passarmos pela autoescola, é sempre bom esta reciclagem aqui”, disse Pedro Henrique.

O comerciante João Batista Moreira, também, aprovou ação que disse ser importante para salvar vidas. Ele lembrou que um amigo ficou sequelas graves após sofrer um acidente de trânsito.

“Tenho um conhecido que hoje em dia vive em cadeira de rodas porque misturou bebida com direção” disse o comerciante. 

Terezinha Miranda avaliou de forma positiva as blitz desse período, que segundo ela, atingiram as expectativas e poderão fazer muita diferença no período de Carnaval.

A diretora da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Jamaica Araújo, esteve presente pessoalmente na ação e destacou positivamente a parceria entre o órgão estadual de trânsito e da Prefeitura. Ela disse que o trabalho atingiu as expectativas.

Ação de saúde

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde lotados no Departamento de Combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nomenclatura que substitui à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), distribuíram panfletos com orientações e preservativos (camisinhas) masculinos.

“Nós nos juntamos com a equipe da Setran para aproveitar a oportunidade para distribuir nossos panfletos informativos sobre o HIV, as doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos para que as pessoas possam curtir um Carnaval consciente e com prevenção”, disse a coordenadora do departamento de combate as ISTs, Marcela Régia Sá Sobrinha.

Nos dias da folia carnavalesca equipes do mesmo departamento vão distribuir preservativos em locais de festa.

Marcela Régia ressaltou que ao longo do tempo os avanços no tratamento vêm possibilitando que pessoas infectadas com o vírus HIV possam ter uma vida normal, situação que pode ter contribuído para o relaxamento de algumas delas nas ações de prevenções. No entanto, ela reforçou que o uso de preservativo continua sendo fundamental para a prevenção do HIV e das ISTs.

“No mês seguinte ao Carnaval percebemos aumento nos casos de testes positivos para HIV e doenças como a sífilis, não por falta do trabalho que a gente faz, é por falta de consciência mesmo da pessoa no momento da relação sexual. Mas a gente bate na tecla que o uso da camisinha é o melhor remédio”, complementou.

Trânsito e Transportes