Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Setran inicia ações educativas para reduzir acidentes de trânsito no período de Carnaval

O foco da campanha é conscientizar condutores sobre o que não pode fazer no trânsito, principalmente, dirigir sob efeito de bebida alcoólica

Publicado em: 06/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran inicia ações educativas para reduzir acidentes de trânsito no período de Carnaval

Agente de trânsito participa de ação educativa na Avenida Babaçulândia voltada para prevenção de acidentes (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), deu início nesta terça-feira (06), a uma campanha de orientação e conscientização de condutores e pedestres voltada para a prevenção de acidentes no período do Carnaval. A primeira de um total de quatro blitz programadas para o período pré-carnavalesco foi na Avenida Babaçulândia, em frente a sede da Setran.

Com uniforme, e alguns até fantasias características de Carnaval, os servidores do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), abordaram condutores, ocasião em que distribuíram folhetos educativos com orientações sobre a importância do uso de equipamentos de proteção, no caso de motociclistas, e dar preferência na faixa de pedestres. Uma orientação antiga, porém muito atual no período que foi mantida foi “Se for beber, não dirija”.

O secretário municipal de trânsito, Leandro Braga, explicou que a campanha educativa está sendo realizada antes do Carnaval para abranger o maior número de pessoas possível e ter maior impacto na redução do número de acidentes no período carnavalesco.

“Nós percebemos que fazer a blitz educativa durante o Carnaval não teria um efeito muito bom porque muitas das vezes pode fazer uma abordagem, por exemplo, a uma pessoa alcoolizada, ali já é crime. Então resolvemos fazer a ação educativa antes porque no dia vamos fiscalizar para coibir os crimes de trânsito”, justificou o titular da Setran, acrescentando que a fiscalização vai ser intensificada no período de Carnaval.

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, disse que a proposta da campanha em levar orientações aos condutores começou dentro das expectativas.

“Nós estávamos hoje todos caracterizados para chamar a atenção da sociedade, que tanto reclama da quantidade de acidentes que ocorre, porém, eu pergunto: o que você está fazendo para a redução dos acidentes de trânsito? Você está respeitando a legislação de trânsito?”, questionou Terezinha Miranda, que fez questão de divulgar o ranking das infrações que mais causam acidentes de trânsito.

De forma cronológica, a coordenadora listou as principais causas de acidentes, muitos deles com morte: 1ª - desatenção; 2ª - alta velocidade praticada; 3ª - ultrapassagens indevidas em lugares proibidos; 4ª - alcoolemia e a 5ª - o uso do celular enquanto dirige.

“Portanto, não deixe o álcool acabar com sua alegria no Carnaval, se você beber, não dirija. Sabemos que o Carnaval é a maior festa popular do mundo, onde todo mundo bebe, mas se beber não dirija porque acidente sob o efeito de álcool se torna um crime de trânsito”, reforçou Terezinha Miranda.

Instrutor de trânsito da Setran, Marcos Vinicius Pereira Silva, comemorou o sucesso do trabalho que vem sendo realizando desde o início do ano e ganhou um enfoque especial com quatro blitzes na semana que antecede o Carnaval.

“Desde o início do ano nós realizamos uma ação educativa, parando, conscientizando e vamos também vamos ter uma ação na televisão, nas escolas para justamente a gente prevenir os acidentes de trânsito”, ressaltou o servidor.

Programação das próximas blitz

Dia 07 Ações preventivas de conscientização dos cuidados no trânsito que todos devem adotar no período festivo.

Local: Av. Babaçulândia em frente ao DETRAN

Horário: 08:30 às 10h

 

Dia 08 Ações preventivas de conscientização dos cuidados no trânsito que todos devem adotar no período festivo.

Local: Av. Dorgival Pinheiro de Sousa em frente à Loja Economia.

Horário: 08:30 às 10h

 

Dia 09 Ações preventivas de conscientização dos cuidados no trânsito que todos devem adotar no período festivo.

Local: Av. Dorgival Pinheiro de Sousa em frente à Secretária de Saúde.

Horário: 08:30 às 10h

Trânsito e Transportes