Trânsito e Transportes

SEGURANÇA

Setran inicia nova sinalização viária na Rua Leôncio Pires Dourado

Medida visa garantir maior segurança e organizar o trânsito viário.

Publicado em: 12/12/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran inicia nova sinalização viária na Rua Leôncio Pires Dourado

O trabalho de pintura de faixas horizontais teve início da noite de segunda-feira (11). (Foto: Maira Soares)

Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), devem encerrar na noite desta terça-feira (12), o trabalho de sinalização horizontal do trecho recém recapeado da rua Leôncio Pires Dourado, importante via que liga o Centro à rodovia BR-010.

A sinalização vertical foi mantida com placas de regulamentação (proibido estacionar) em frente ao 3º Batalhão da Polícia Militar.

As equipes coordenadas pelo engenheiro de trânsito da Setran, Tuytuyguassu Rayol, iniciaram ontem a marcação do trecho da via que ganha faixas de estacionamento dos dois lados e ainda de divisão de fluxo.

“Nós iniciamos a pré-marcação e pintura da Rua Leôncio Pires Dourado, do início, onde começou o recapeamento, até a ponte, com ações como estacionamento, divisão de fluxo. Hoje vamos fazer as faixas de pedestres lá. Assim que terminar o recapeamento, nós terminaremos a pintura”, disse o engenheiro Tuytuyguassu.

Conforme definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT), a sinalização é muito importante por garantir a segurança do trânsito viário, além de possibilitar a orientação e organização do trânsito.

A categoria de sinalização horizontal tem o objetivo de organizar e regulamentar o fluxo de motoristas e de pedestres. Ela é complementar a outras sinalizações de trânsito.

O objetivo da sinalização horizontal é organizar, seja regulamentar o fluxo de motoristas, seja organizar o fluxo de pedestres com a adoção de padrões essenciais e diversos tipos posicionados no pavimento das vias. No caso da sinalização vertical (as placas), estas servem para regulamentar espaços como proibir estacionamento em determinados locais, além de placas de identificação, orientação de destino, educativas e serviços auxiliares, dentre várias outras.

Trânsito e Transportes