Trânsito e Transportes

EDUCAÇÃO

Setran inova nas palestras educativas para ampliar conscientização de estudantes

As palestras levam informações e orientações sobre as regras de trânsito`

Publicado em: 27/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran inova nas palestras educativas para ampliar conscientização de estudantes

Estudantes da escola Leôncio Pires Dourado recebem palestra educativa da Setran. (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), inaugurou uma nova estratégia para a realização das palestras educativas para estudantes de escolas públicas e privadas de Imperatriz. O objetivo geral dessas palestras é proporcionar às crianças o aprendizado sobre o respeito às regras básicas de trânsito, ações de cidadania e de preservação do meio ambiente. 

A nova modalidade de palestra, que passou a ser adotada a partir de segunda-feira (26), foca na escola como um todo e não apenas em algumas turmas como vinha acontecendo. A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, disse que a partir de agora a equipe inicia as palestras numa escola e só vai para a próxima unidade educacional depois que todos os estudantes tiveram sido atendidos.   

“Nós estamos trabalhando agora toda a escola e dividimos a palestra em etapas. O servidor Marquinhos, que é especialista em falar sobre segurança, entra e fala sobre a parte de segurança do trânsito, em seguida eu entro para falar sobre as normas de trânsito, cidadania e respeito as normas de trânsito e o CTB e a servidora Cristina fala sobre Meio Ambiente no trânsito'', explicou Terezinha Miranda. 

A abordagem do Meio Ambiente na palestra é uma novidade para atender uma necessidade, após constatação dos próprios palestrantes sobre a grande quantidade de pessoas que vêm dispensando lixo pela janela do carro. 

“Como temos que trabalhar até 2030 o meio ambiente e o trânsito sustentável, então inovamos com a inclusão dessa questão”, justificou Terezinha. 

Primeira escola da nova fase  

A primeira escola a receber a nova fase do ciclo de palestras educativas foi a Escola Municipalizada Leôncio Pires Dourado, localizada na rua Pernambuco, bairro Juçara.

Em dois dias de palestra, segunda e esta terça-feira, foram atendidas dez turmas de alunos. O tema adotado pelo DET para este ano continua sendo “Paz no trânsito começa por você”.   

Terezinha Miranda lembrou que nas palestras sempre há um espaço para que os estudantes façam perguntas e tirem suas dúvidas. 

Palestras em empresas

Além das escolas, as palestras educativas também são realizadas em empresas dos mais diversos ramos de atividade comercial, sendo que há uma atenção especial para empresas que atuam diretamente com o transporte, tanto de passageiros quanto de cargas. No ano passado, por exemplo, uma empresa de ônibus e uma empresa concessionária de energia elétrica receberam palestras sobre a prevenção de acidentes de trânsito. 

Trânsito e Transportes