Trânsito e Transportes

segurança

Setran realiza palestra e projeto “Travessia Segura” para alunos da Escola Tocantins

As ações de Educação para o Trânsito seguirão pelo ano inteiro

Publicado em: 20/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza palestra e projeto “Travessia Segura” para alunos da Escola Tocantins

Equipe da Setran ministra palestra para estudantes da Escola Tocantins (Foto: Assessoria)

Com o início do calendário letivo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), retomou as palestras educativas e o projeto “Travessia Segura” para estudantes dentro da temática adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para este ano que é “Paz no trânsito começa por você”.  

A escola atendida nessa segunda-feira (19), foi a Unidade Escolar Tocantins, localizada na Rua Simplício Moreira, Centro. 

Segundo a coordenadora do DET, Terezinha Miranda, os estudantes receberam uma palestra no interior da escola, com direito a tira-dúvidas, e em seguida uma aula prática na faixa de pedestre que fica em frente a unidade escolar. 

Na teoria e na prática, os alunos receberam informações sobre a travessia segura da faixa de segurança, a importância do uso de dispositivo de retenção para transporte de crianças, dentre outros assuntos. 

Terezinha Miranda ressaltou que o objetivo dessas palestras é estimular as crianças desde cedo a respeitarem as regras básicas do trânsito, dentre elas não usar celular ao volante, cuidar de pedestres e ciclistas, o uso do cinto de segurança, respeitar a faixa de pedestre e respeitar a sinalização, não necessariamente nessa ordem. Todas as medidas juntas são importantes porque podem salvar vidas. 

A coordenação do DET iniciou as atividades em janeiro com ações como “Cidadania na Faixa” e na semana que antecedeu o Carnaval realizou uma série de blitz educativas em vários pontos estratégicos e Imperatriz. As palestras foram retomadas agora dentro de um cronograma da pasta e seguirão até o fim do ano, assim como outras atividades. 

Trânsito e Transportes