Trânsito e Transportes

BALANÇO 2023

Setran realizou mais de 700 ações de sinalização do trânsito no ano passado

Todas as ruas que foram recapeadas receberam nova sinalização.

Publicado em: 09/01/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realizou mais de 700 ações de sinalização do trânsito no ano passado

A sinalização horizontal foi aplicada em todas as ruas recapeadas para dar maior segurança aos usuários. (Foto: Maira Soares)

Dentre centenas de serviços prestados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, (Setran), no ano passado, em prol da segurança do trânsito viário, estão a sinalização vertical e horizontal de ruas e avenidas. A maioria das placas instaladas no período foi de proibido estacionar, com 213 unidades em vários pontos da cidade.

O relatório divulgado pelo engenheiro de trânsito da Setran, Tuytuiguassu Rayol, aponta a realização de 706 ações de sinalização. Além das de proibição de estacionamento, foram instaladas as de embarque e desembarque (3); placas de pare setas(21); placas de travessia elevada(8); placas de ponto de táxi(27); placas de ponto de mototáxi (9); placas de ponto ônibus (7) e placas de lombadas (14), dentre outras.

De forma específica sobre a sinalização horizontal foram realizadas as pré-marcações, marcações e pintura de estacionamento, borda, divisão de fluxo e pintura e da indicação de parada obrigatória, em ruas recapeadas.

Também foram pintadas lombadas, delimitações de ponto de táxi (8), ponto de mototáxi (4), proibido estacionar e pintadas 80 faixas de pedestres.

A Setran também realizou trabalho para reforçar sinalização em locais de grandes eventos, facilitando o trânsito nos acessos e o deslocamento dentro dos espaços de realização, a exemplo do circuíto do Carnaval, com 46 placas no percurso da folia, e no parque de exposições durante a Exposição Agropecuária de Imperatriz, 16 placas ajudando a organizar a movimentação de veículos e pedestres. 

Nesse trabalho não faltaram as placas de sinalização de vagas para idosos (3); placa de vagas para pessoa com deficiência (5), travessia escolar (26) e travessia de pedestres (8).

O relatório apresenta, que apresenta outros dados técnicos, foi elaborado apenas com fins de avaliação interna da pasta.

“Avaliamos o trabalho como muito positivo porque atingimos a nossa meta e vamos continuá-lo neste novo ano”, disse Tuytuiguassu Rayol.

Trânsito e Transportes