TRANSPARÊNCIA

REDUÇÃO

Em três meses de pandemia, Imperatriz divulga balanço atualizado com os números da covid-19

Com base em todos os dados documentais, novos casos desaceleram

Publicado em: 02/07/2020 por Elton Sales

Secretaria de Saúde

Em três meses de pandemia, Imperatriz divulga balanço atualizado com os números da covid-19

Casos em recuperação reduziram cerca de 62% em relação ao mês de maio (Foto: Agência Imperatriz)

O número de contágios pelo novo coronavírus em Imperatriz chegou a 4.062, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (01) pela Prefeitura de Imperatriz. Em visita à Divisão de Vigilância em Saúde de Imperatriz, o secretário de Governo, Eduardo Soares, junto à coordenadora da Vigilância em Saúde, Gisely Vieira, analisaram todos os números dos casos notificados pela cidade nos últimos três meses. 

Para Gisely, "o momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis uma vez que ainda não temos vacina para combater o vírus. A cidade toda precisa mudar os hábitos, que são fundamentais e exigem o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e também contribuir para a contenção da pandemia. A sensação de que 'o pior já passou' chega a ser irresistível, mas ao mesmo tempo perigoso, afinal, até onde sabemos, o vírus não perdeu o alto poder de transmissibilidade", concluiu a coordenadora.

O secretário de Governo reforça a frente de trabalho dos profissionais de saúde e pede apoio da população em geral. “A Prefeitura de Imperatriz vai continuar os trabalhos de prevenção, orientação e protocolos. Estamos organizando e pedimos a todos os comerciantes para que, além de cumprir o protocolo dentro de suas lojas, também organizem o lado de fora, em frente ao estabelecimento. É preciso que todos, lojistas, Poder Público e população, participem da conscientização e sejam responsáveis, para que não tenhamos que retroceder. Não é porque os números de casos estão diminuindo na cidade que acabou a pandemia. Temos que ter a conscientização de que o coronavírus ainda está entre nós e está aumentando os casos em outras regiões”, ressaltou Eduardo Soares.

Em videoconferência, a secretária de Saúde, Mariana Jales, "O prefeito Assis Ramos sempre se manteve empenhado e a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve diversas ações, dentre elas a participação ativa no Centro Ambulatorial de Covid-19, montado no Centro de Convenções. Após a suspensão dos serviços, a Prefeitura continuou com atendimento ambulatorial em 4 Unidades Básicas de Saúde para atendimento de pacientes leves por meio do protocolo de atendimento com remédios e testes rápidos.

Segundo Mariana Jales, atendimento inicial de casos leves faz com que pacientes não precisem da internação o que diminuiu consequentemente a ocupação de leitos de UTI e enfermaria. "É de suma importância a continuidade nas medidas preventivas para que a doença não avance como uso de máscaras e higienização das mãos além do distanciamento social", disse a secretária fazendo questão de reconhecer o empenho de todas as secretarias envolvidas nas ações de combate e em destaque, os profissionais da saúde que atuam na linha de frente.

No mês de abril, a cidade apresentou 107 casos positivos confirmados laboratorialmente e apenas 15 se recuperaram até o fim do mês, o que representa 92 pacientes. Maio, início do pico da doença, foram 1.762 casos positivos confirmados laboratorialmente e 1.406 recuperados e no fim do mês chegamos a 356 casos em recuperação. Aumento de cerca de 289% em relação ao mês anterior.

Junho

No último mês e agora com com todos os dados
consolidados, dos 2.139 casos positivos confirmados laboratorialmente e 2.001 recuperados, finalizamos o mês com apenas 138 casos em recuperação. Isso representa uma queda de cerca de 62% em relação ao mês anterior, índice mais baixo desde o registro dos primeiros casos de transmissão interna na cidade, em abril. Em termos absolutos, o crescimento foi de 4.037 contágios, sendo o aumento da cifra em 16 de maio, quando houve 199 infecções.

Evolução dos casos ativos


 

Evolução dos casos recuperados

Evolução dos óbitos

 

TRANSPARÊNCIA