A Gente Faz Cidadania

SEBASTIÃO RÉGIS

Na 17ª edição o A Gente Faz Cidadania chega a marca de mais 80 de mil atendimentos e benefícios à população

A caravana de serviços celebra dois anos de atuação com os moradores do Sebastião Régis

Publicado em: 29/06/2019 por Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

Na 17ª edição o  A Gente Faz Cidadania chega a marca de mais 80 de mil atendimentos e benefícios à população

A meta da gestão é abraçar a cidade de uma ponta à outra, levando serviço de qualidade e fortalecendo a parceria com o povo de Imperatriz (Foto: Joceir Júnior)

Nas primeiras horas da manhã deste sábado, 29, a caravana do A Gente Faz Cidadania desembarcou na Praça Conor Farias, avenida principal do conjunto habitacional Sebastião Régis. Ao longo de dois anos, o mutirão tem construído uma relação de parceria com as comunidades. O programa teve sua primeira ação no Parque Alvorada, e com mais essa edição, a iniciativa chega a chega a marca de dezessete mutirões realizados em bairros da zona urbana e rural.

Em sua 17ª edição, além dos mais de 50 serviços ofertados pelo Município, em parceria com instituições públicas e a iniciativa privada, a gestão disponibilizou frentes de serviços que atuaram durante a semana em prol da manutenção da via de acesso ao residencial, modernização da iluminação pública e limpeza de canteiros e da praça. 

Emocionado, o presidente da Associação de Moradores do Sebastião Régis, Wanderley Rodrigues, o popular “WR”, aproveitou para agradecer o carinho da gestão. "A comemoração desse programa não poderia ser em outro bairro, realizar aqui demonstra o compromisso da Prefeitura com a gente. Quero agradecer em especial o prefeito Assis Ramos, porque como presidente da Associação, até hoje a sua gestão nunca fechou as portas para nossas demandas. Todos os secretários têm nos atendido. Destacamos a nossa confiança que futuramente teremos nossa escola. Digo que confiamos porque grandes coisas, como a iluminação e via de acesso ao bairro já foram contempladas e as demais estão sendo pleiteadas", comemora.



Além do Sebastião Régis, moradores dos bairros Jardim Sumaré; Parques Tocantins, Independência e São José; Ouro Verde; Santa Inês; e Vila Macêdo também foram beneficiados com oferta de serviços. Ao todo foram escalados mais de 100 servidores para ofertar com qualidade: consultas, exames, entrega de medicamentos, vacinas, serviço veterinário, atendimento do Bolsa Família, distribuição de sementes de hortaliças, pintinhos e mudas de árvores, cestas de alimentos; Sine e Sala do Empreendedor; e de outros setores da Prefeitura. 

A prática de esporte é também incentivada no programa. O vigilante Isaac Silva Gouveia, 35 anos, disse gostar muito de tênis de mesa e considera importante a passagem do A Gente Faz Cidadania pelo bairro. "Acho legal essa iniciativa do prefeito Assis Ramos, e parabenizo essa ação social pelos dois anos de atividades" , destacou.

Antônio Marcos Gomes da Silva, 33, participou pela primeira vez da ação e, aproveitou para ficar mais bonito, cortou o cabelo e comemora dizendo que "só ouvia falar que acontecia em outros bairros, agora chegando no Sebastião Regis, e eu vi que é realmente muito bom, obrigado Prefeitura de Imperatriz”.



O momento mais esperado pela população foi o sorteio de brindes em alusão aos dois anos do programa. Uma das sortudas desta vez foi a moradora do Sebastião Régis, Alice Alves Ferreira, que garantiu a geladeira. A sorte também chegou para moradora Michele Sousa, gestante de cinco meses de Ana Lívia, ganhou uma máquina de lavar roupas. 



No momento da solenidade de sorteio e celebração do sucesso do programa, o prefeito Assis Ramos relembrou os compromissos com a comunidade e enfatizou as conquistas dos últimos anos. "Reconhecer o que já fizemos é importante para que a população passa a ter um olhar diferente para os serviços públicos. Mas, também é fundamental para que nossa gestão faça um listagem do que ainda precisamos fazer pela população de Imperatriz. O programa A Gente Faz Cidadania é uma dessas ações, que tem nos colocado frente a frente com as pessoas, com isso, nosso objetivo é trabalhar muito mais", afirmou. 


A Gente Faz História 

Os dados comprovam que o programa tem atendido a população nas mais diversas necessidades. A meta da gestão é abraçar a cidade de uma ponta à outra, levando serviço de qualidade e fortalecendo a parceria com o povo de Imperatriz. 

Em dois anos de programa, mais de 25 toneladas de alimentos,  em média de 1500kg a 2200kg por ação, foram entregues à população. A Sedes ofertou mais 30 mil atendimentos entre os serviços de cadastro de Bolsa Família, beleza e atendimentos sociais. Na Saúde os dados demonstram que o povo tem usufruído do A Gente Faz Cidadania, dinamizado o funcionamento nas unidades de saúde com as mais de 7000 consultas realizadas durante as ações. 

"Nosso objetivo é democratizar o acesso aos serviços para além dos locais e horários comuns, e assim, melhorar a qualidade dos moradores, garantindo qualidade de vida e efetivo exercício da cidadania", destaca Assis Ramos ao comemorar os dois anos do A Gente Faz Cidadania.



Empregar o povo tem sido também o compromisso da gestão, durante o programa mais de 2500 pessoas foram cadastradas pelo Sine. O Gente Faz Cidadania tem construído uma história diferente com o incentivo a prática esportiva, durante as ações mais de 4000 mil pessoas se envolveram com as atividades, como também, a boa relação com o meio ambiente, em torno de 7000 mil mudas (frutíferas e não frutíferas) e 10000 mil sementes já foram entregues com o objetivo de arborizar a cidade. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção disponibilizou em média 3700 pintinhos para pequenos criadores de galinhas, gerando renda e alimento na mesa de muita gente. 

Além das práticas de incentivo ao trabalho e ao bem estar da população, as demais secretarias como é o caso Secretaria de Transportes e Trânsito, Setran, durante as ações já realizou mais de 1500 atendimentos de educação para o trânsito. A Sinfra, com o serviço de iluminação pública já realizou a modernização das luminárias de ruas e avenidas, como também, promoveu a entrega de mais de 1700 lâmpadas de LED com o intuito de renovar e diminuir os custos dos moradores com energia, sem contar as frentes de serviços de infraestrutura que chega aos bairros com a manutenção das vias e reforma das escolas do bairro. Totalizando nesta 17ª edição do A Gente Faz Cidadania em todas as áreas de serviços, uma média de 80 mil atendimentos e benefícios à população.

A Gente Faz Cidadania