Atenção básica

CAMPANHA

Semus realiza palestras sobre gravidez na adolescência em escolas

Ação faz parte do Programa Saúde na Escola

Publicado em: 10/02/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Semus realiza palestras sobre gravidez na adolescência em escolas

A UBS Milton Lopes fará visitas às escolas do Bacuri, dentre elas Gonçalves Dias, Giovanni Zanni e Lauro Tupinambá Valente (Foto: IMADRONEBR)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Atenção Básica, leva palestras socioeducativas para as escolas da Rede Pública de Imperatriz. Ação faz parte do Programa Saúde na Escola,PSE, onde políticas de saúde e educação estão voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Sobre a abordagem temática, a gerente da UBS Milton Lopes, Terezinha Moura, esclarece que “o foco é falar sobre gravidez na adolescência e surgiu em decorrência do número de crianças, entre 12 e 14 anos, grávidas procurando por atendimento nas unidades de saúdes e pelo aumento desse público em pleno início do ano letivo. As palestras abordam formas de prevenção e diante do cenário vivenciado por nossa equipe é que decidimos fazer essa avaliação e prevenção dentro das escolas”.

De acordo com o programa, o município deverá ao longo deste ano desenvolver 12 ações que contemplarão as escolas da rede pública. A Unidade Básica de Saúde Milton Lopes iniciou as atividades, nesta segunda-feira, 10, na Escola Municipal José de Alencar, Bacuri. A palestra faz referência à Semana de Combate à Gravidez na Adolescência, onde uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, psicóloga e assistente social ficou responsável em trabalhar o tema.

As enfermeiras se revezam com a equipe abordando os métodos contraceptivos, já a psicóloga pontua como a gravidez precoce pode afetar o lado emocional da gestante e a assistente social explica o impacto social na comunidade diante de uma gravidez na adolescência e seus agravos.

A enfermeira da Estratégia Saúde da Família do Milton Lopes, Analisia Carvalho, esclarece que, “A gravidez na adolescência não traz apenas problemas físicos, como um bebê pequeno para idade gestacional e prematuridade, mas também as adolescentes começam um pré-natal muito tarde, porque tentam esconder a gestação e vão ao consultório sem apoio de familiares ou do pai da criança”.

A enfermeira Analisia explica que um pré-natal tardio desencadeia outros problemas, “pois com número reduzido de consultas, não dá tempo de fazer os exames e este problema é desencadeado pela vergonha da situação que a adolescente sente, além da evasão escolar. Problemas físicos, sociais e emocionais são enfrentados pelas jovens que engravidam de relacionamentos instáveis e geralmente o pai não assume a criança. A jovem, sem renda, fica com a responsabilidade total da criança. Diante do cenário, enfatizamos os riscos e formas de prevenção e métodos contraceptivos que estão disponíveis na UBS”.

As Unidades Básicas de Saúde estão responsáveis em trabalhar a temática de acordo com o bairro de atuação. A UBS Milton Lopes fará visitas às escolas do Bacuri, dentre elas Gonçalves Dias, Giovanni Zanni e Lauro Tupinambá Valente. 

 

 

Atenção básica