Atenção básica

PREVENÇÃO

Teste do Pezinho é disponibilizado em quatro UBS do Município

Exame é obrigatório para bebês e tem o objetivo de diagnosticar várias doenças

Publicado em: 17/06/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Teste do Pezinho é disponibilizado em quatro UBS do Município

Estão realizando o teste as UBS Nova Imperatriz, Buriti, Vila Nova e Centro Novo (Foto: Arquivo)

Quatro Unidades Básicas de Saúde, UBS, localizadas estrategicamente, foram designadas para fazer o atendimento do teste do pezinho. A medida, que visa facilitar o acesso da população ao serviço, foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, como parte da programação deste mês. O Dia Nacional do Teste do Pezinho é 6 de Junho.

Conforme o cronograma, estão realizando o teste as UBS Nova Imperatriz, localizada na rua Sousa Lima S/N, Bairro Nova Imperatriz; UBS Buriti, na rua Dom Pedro II S/N Bairro Parque do Buriti e UBS Vila Nova que fica na rua São Sebastião S/N Bairro Vila Nova, todas de segunda à quinta-feira, pela manhã. A UBS Centro Novo, na rua Bayma Junior S/N, Bairro Centro Novo, está atendendo em demanda espontânea.

A UBS Nova Imperatriz realiza o teste e fica localizada na rua Sousa Lima S/N, Bairro Nova Imperatriz. (Foto: Patrícia Araújo)

A coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, ressaltou que as as UBS Nova Imperatriz, Centro Novo e Vila Nova já vinham disponibilizando o teste embora agora tenham reforçado o trabalho. Já a UBS Buriti é a novidade nesse tipo de atendimento que visa cobrir a demanda que era da UBS Milton Lopes e Cafeteira que passaram a ser ambulatórios exclusivos para atendimento de Covid-19.

Sormanne Branco destacou que esses atendimentos são muito importantes  e mostram a preocupação da gestão municipal com a população sobretudo as crianças, pois o Teste do Pezinho é um exame essencial em bebês para diagnosticar várias doenças graves.

De acordo com o Ministério da Saúde, este é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar vários tipos de doenças como hipotireoidismo congênito (a glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

As doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.
 
A idade ideal para realizar o teste é entre o 3º e 5º dia de vida da criança, porém a coleta ainda pode ser feita até os 28 dias. “É importante destacar que, quando o teste do pezinho é feito em período oportuno, a criança é diagnóstica ainda nos primeiros dias e iniciado o tratamento a tempo, a estimativa e a qualidade de vida da criança aumentam consideravelmente"; disse a Coordenadora da Saúde da Criança, Renata Lima. 

 

Atenção básica