atendimento

SAÚDE MENTAL

CAPS infantil oferece atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes

O Centro oferece atendimento à população de zero a 18 anos

Publicado em: 07/11/2019 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

CAPS infantil oferece atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes

O serviço é uma atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos ou sofrimento mental, especificamente graves e persistentes (Foto: Edmara Silva)

Você sabe quais os atendimentos que o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, CAPS IJ, realiza? Pois bem, o serviço é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos ou sofrimento mental, especificamente graves e persistentes. E o que muita gente também não sabe é que ele é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

O CAPS Infanto Infantil oferece atendimento multiprofissional e interdisciplinar à população infanto juvenil, de zero a 18 anos, com transtornos com espectro do autismo, psicoses, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, transtornos de conduta e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitada de manter ou estabelecer laços sociais e afetivos.

A coordenadora do CAPS IJ, Andressa Dandara, explica que a primeira avaliação é feita por meio de uma triagem. “O nosso serviço é chamado de portas abertas, pois recebemos pacientes com ou sem encaminhamento. Ou seja, após esse primeiro contato, a criança e adolescente passa por uma equipe multidisciplinar, para que eles sejam avaliados de forma correta e possam começar seu tratamento de acordo com suas necessidades”.

Os serviços oferecidos aos pacientes são individuais, em grupo, orientação familiar, oficinas terapêuticas, briquedoteca, psicoterapia, consulta, acompanhamento psiquiátrico, clínico geral, apoio a situação de crises psiquiátricas, apoio a outros serviços como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, Centro de Referência da Assistência Social, Cras, Hospital Municipal de Imperatriz, HM, UPA na área da saúde mental, articulação da rede da saúde mental infanto juvenil, além de palestras na comunidade.

Dandara ressalta também que a equipe oferta um atendimento singular e personalizado, com assistente social, clínico geral, enfermeiro, profissional de educação física, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, oficineira, cuidador, além da parte administrativa, limpeza, cozinheira, segurança e motorista. Uma equipe completa para atender bem todas as pessoas que necessitem desse serviço.

Vale lembrar que o CAPS IJ visa sempre à reintegração familiar e social do paciente. “Nós fazemos muitas ações externas, sempre nesse sentindo de ressocializar, deles terem o contato com o território, pois muitos só tem o CAPS como momento de laser, então o nosso trabalho é de reinserção e de fortalecimento do vínculo familiar para que eles saibam que aqui não é o único lugar que eles devem frequentar, mas sim todos os lugares. Por isso fazemos ações externas levando os pacientes para praia, cinema, piqueniques, e atividades fora do ambiente habitual”.

Atendimento

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil funciona na Rua Dr. Itamar Guará, nº 2223, Bairro Três Poderes, esquina com a Rua Guanabara.

atendimento