Capacitação

OFICINA

Equipe do "Criança Feliz" participa de capacitação

Programa acompanha desenvolvimento infantil e orienta sobre estímulo de habilidades

Publicado em: 18/07/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Equipe do "Criança Feliz" participa de capacitação

Saúde, assistência social, educação, cultura e política relacionada à mulher são pilares do Criança Feliz (Foto: Mariana Campos)

Em continuação ao projeto de capacitação de multiplicadores, supervisores e visitadores do Criança Feliz, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, promoveu na manhã desta quarta-feira, 18, uma oficina de capacitação que envolveu equipe do Criança Feliz, membros do Comitê Gestor do programa, coordenadores sociais da Sedes e autoridades. Evento foi realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social, Cras, Avenida da Universidade, s/n, Conjunto Habitacional Dom Affonso, Bom Jesus.

A primeira dama Janaina Ramos, representando o prefeito Assis Ramos, destacou a atuação da equipe do Criança Feliz e a importância do Comitê Gestor do programa, que reúne membros das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde; Educação;  Políticas para Mulher; e Fundação Cultural. O comitê é formado por 10 pessoas, sendo dois de cada pasta.

“Saúde, assistência social, educação, cultura e política relacionada à mulher, são quatro pilares importantes para o desenvolvimento integral da criança. Com isso, o prefeito Assis Ramos e sua equipe de governo vêm atuando juntos com propostas de atendimento integrado às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, enfatizou.

Os visitadores do programa receberam, de forma simbólica, kits de trabalho compostos por mochila, camiseta, boné e crachá. Também foram entregues 1.500 livros infantis doados pela Fundação Itaú Social.

A coordenadora geral do Programa, Ozima Cury-Rad, ressaltou que a iniciativa está ajudando a criar uma cultura de cuidado com a primeira infância em Imperatriz. Por conta disso, membros participam de treinamentos. O Criança Feliz visa acompanhar o desenvolvimento de forma integral e orientar pais ou responsáveis sobre a importância de estimular as habilidades dos pequenos, desde os primeiros anos de vida.

“Um dos principais focos do programa é atuar no fortalecimento do vínculo familiar. Por isso, estamos trabalhando com a finalidade de fazer com que todos saibam a importância dessa fase dos seus filhos.”, afirmou Ozima.

Em Imperatriz são atendidas 500 crianças, através de convênio entre Prefeitura e Governo Federal. O trabalho é desenvolvido por meio de acompanhamento periódico de grávidas e crianças até três anos de idade que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças com deficiência e dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estende até aos seis anos incompletos.

Capacitação