Capacitação

Capacitação

Equipe do Programa Criança Feliz participa de oficina para implementação em Imperatriz

Lançamento oficial será dia 15 de setembro

Publicado em: 30/08/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Social

Equipe do Programa Criança Feliz participa de oficina para implementação em Imperatriz

A equipe tem como coordenadora geral, de forma voluntária, a primeira-dama, Janaina Ramos; O trabalho será feito através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, na manhã desta quarta-feira, 30, oficina de capacitação da equipe do Programa Criança Feliz. Objetivo foi para sistematizar e esclarecer dúvidas para o lançamento, sobretudo, fazer um assessoramento técnico, que servirá de suporte para a implementação em Imperatriz.

O trabalho de acompanhamento e assessoramento técnico aconteceu no auditório da Sedes, no Centro. Atividades foram coordenadas pelas servidoras da pasta no estado, Ruth Mary, superintendente da Proteção Social Básica, e Josanira Rosa da Luz, técnica da Sedes. Também foram discutidos assuntos relacionados à constituição do Comitê Gestor, órgão ao qual caberá articular e pensar toda a política adotada com essa finalidade.

De acordo com a secretária da Sedes, Fátima Avelino, o Programa Criança Feliz potencializa as ações do Poder Público Municipal, através das ações da Sedes. “O programa vem para ampliar essa rede de proteção e cuidados sociais que existe em Imperatriz. Por que nossas crianças são nosso presente, e, o futuro delas está sob a responsabilidade de todos nós” – ressaltou.

A equipe do programa tem como coordenadora geral, de forma voluntária, a primeira-dama, Janaina Ramos; como coordenadora técnica, Divina Leide; 03 supervisores e 15 visitadores. Para Janaina, inserir Imperatriz no Criança Feliz, é possibilitar, com visitas domiciliares, melhor acompanhamento e orientação. “As famílias serão acompanhadas, sistematicamente, por profissionais capacitados para orientar os pais sobre a melhor forma de estimular seus filhos. O programa terá, ainda, ações integradas nas áreas de saúde, educação e cultura”.

A primeira-dama acrescentou que a data de lançamento oficial do programa será na primeira quinzena de setembro. “Já está confirmado para o próximo dia 15, com a presença do senador Edison Lobão”.

O trabalho será feito através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças com deficiência e dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estenderá até aos seis anos incompletos. No total serão atendidas 500 crianças.

Capacitação