Capacitação

SAUDE

'Humaniza Saúde" supera expectativas com mais de mil inscritos

Primeira semana de capacitação tem atividades até sexta-feira, 30.

Publicado em: 27/08/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

'Humaniza Saúde" supera expectativas com mais de mil inscritos

Marlene Lima durante palestra no "Humaniza Saúde". (Foto: João Rodrigues)

A 1ª Semana de Capacitação e Humanização em Saúde, ainda, no segundo dia já superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, promotora do evento. Também chamado de “Humaniza Saúde”, o curso atraiu público acima das expectativas e levou a organização a fazer ajustes na programação que vem ocorrendo no campus da faculdade Pitágoras, no Centro.

“Na verdade a capacitação surpreendeu nossas expectativas onde todos os funcionários da saúde se dispuseram a se inscrever. Foram 1.350 inscritos, bem além do que esperávamos e está sendo um sucesso”, comemorou a secretária adjunta de Saúde, Mariana Jales.

A organização abriu as inscrições com muitos dias de antecedência e colocou como opção que o servidor primeiro garantisse sua vaga e posteriormente definisse em qual dia e horário tinha disponibilidade. Com o grande número de inscritos, o evento teve de ser realizado no auditório da faculdade com uma média de 120 pessoas por turno, como aconteceu na manhã desta terça-feira, 27.

Mariana Jales confirmou que a entrega de certificados será nesta sexta-feira,30, às 8h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, mesmo local da abertura do evento.

A subsecretária disse ainda que a grande procura pela capacitação mostra que os servidores acolheram bem a proposta da gestão municipal e estão interessados em melhorar o atendimento em saúde para os cidadãos. No processo de ensino-aprendizagem, o interesse é um dos fatores determinantes para o sucesso de qualquer atividade.

Mariana Jales se mostrou feliz com o interesse, mas lembrou que a humanização do atendimento em saúde é uma construção que demanda tempo. “Não vai ser assim de imediato, mas acredito que as noções de atendimentos vão ser melhoradas e o acolhimento também”, frisou sem arriscar prazo.

Marlene Costa Lima, que ministrou a palestra do “Meu Lugar no SUS”, se mostrou impressionada com a grande quantidade de servidores em sala em busca de conhecimentos, e acima de tudo, disposta a promover uma reflexão sobre seu trabalho no SUS. “Uma coisa que chamou atenção foi a presença, o nível de mobilização e envolvimento.  Boa parte dos serviços presentes, acho que isso dá uma força muito grande e uma das coisas que penso após esta palestra é trabalharmos em uma ideia de co-gestão”, destacou.

Rose Vicentine, outra palestrante, também, destacou a presença de servidores e sua interação com eles durante a palestra “Ser Servidor Público è...”.

Capacitação