Capacitação

PROGRAMA

Sedes participa de capacitação do “ID Jovem”

Programa beneficia famílias com descontos e gratuidades

Publicado em: 27/06/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes participa de capacitação do “ID Jovem”

Assessor técnico da SNJ, Marcos Correia, ao lado da secretária da Sedes, Fátima Avelino, da adjunta, Karla Maysa, a diretora de Proteção Básica, Divina Leide, e executivos do Banco do Brasil. (Foto: Léo Costa)

            A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) realizou, na última quinta-feira (22), em Imperatriz, oficina de capacitação sobre o processo de funcionamento do Programa Identidade Jovem (ID Jovem). Participaram os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Também estiveram presentes os representantes do Programa de Proteção do Consumidor (PROCON).

            A oficina foi no auditório da Sedes, ministrada pelo assessor técnico da SNJ, Marcos Roberto Correia. “Foi um trabalho bem sucedido. Acredito que todas as dúvidas expostas foram sanadas” – afirmou.

A Identidade Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e também às vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme Decreto 8.537/2015. Outro benefício garantido é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

            O programa é destinado aos jovens, de 15 a 29 anos, pertencentes à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Em Imperatriz, segundo dados da Secretaria Nacional da Juventude, quase 29 mil jovens estão aptos a ingressarem no ID Jovem.

            Os interessados podem se cadastrar no aplicativo “ID jovem”, disponível para Android, iOS e Windows Phone, preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual do programa.

De acordo com a secretária da Sedes, Fátima Avelino, “caso o jovem ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer a uma unidade do CRAS para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar”.

Unidades dos CRAS em Imperatriz

CRAS/Bacuri: Rua Dom Pedro I, nº 1398.

CRAS/Santa Lúcia: Rua 10 S/N, Recanto Universitário

CRAS/Cafeteira: Av. Liberdade, nº 46, Vila Ipiranga

CRAS/ Coquelândia: Av. João XXIII

CRAS/ Bom Jesus: Avenida da Universidade, S/N.

CRAS/Santa Rita: Rua 16, nº 42 - Parque São José

Capacitação