Capacitação

CAPACITAÇÃO

Servidores participam de curso sobre Geotecnologias Ambientais

Análises de imagens de satélite, hidrografia, queimadas e desmatamentos foram abordados

Publicado em: 19/07/2018 por João Rodrigues

Secretaria do Meio Ambiente

Servidores participam de curso sobre Geotecnologias Ambientais

Capacitação destacou hidrografia, malha viária, queimadas e desmatamentos (Foto: Patrícia Araújo)

Durante três dias, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, em Imperatriz, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, participaram de curso sobre Geotecnologias aplicadas ao Meio Ambiente. Capacitação, encerrada na tarde desta quinta-feira, 19, teve a presença de profissionais outros quatro municípios do Estado.

Ministrado pelo analista ambiental Adauto Pestana, encarregado pelo laboratório de geoprocessamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, capacitação abordou os limites municipais, análises de imagens de satélite, hidrografia, malha viária, queimadas e desmatamentos.

“O curso é importante para que o servidor possa ter a noção desse tipo de tecnologia e para que ele a aplique no dia a dia. Como, por exemplo, somos analistas ambientais e cada processo exige que tenhamos essa capacidade técnica”, destacou a servidora da Semmarh, Indri Santos.

A titular da Semmarh, Rosa Arruda, ressaltou que o curso foi solicitado pelas secretarias de meio ambiente de municípios da Região Tocantina. “Os servidores vão poder analisar as imagens, ver se é área de preservação permanente, se é floresta, se é degradada e isso vai facilitar o trabalho na hora do licenciamento ambiental”, reforçou. Com os conhecimentos específicos adquiridos, ações como limpeza de área, licenciamento voltado para o uso do solo terão maior agilidade.

“A gente espera que o Estado possa dá prosseguimento nas capacitações, apresentando novos programas e novas informações para estes alunos”, enfatizou Arruda. Ela detalha que, de acordo com uma norma do Ministério do Meio Ambiente, “assim como o Estado é habilitado pelo IBAMA, ele precisa habilitar os municípios a licenciar as atividades. Então como ele habilita, ele tem a obrigação de capacitar”, explicou.

O curso, o primeiro fora de São Luís este ano, foi ministrado aos servidores de Imperatriz, Açailândia, Vila Nova dos Martírios, Grajaú e Pinheiro.

Capacitação