Capacitação

CAPACITAÇÃO

Servidores Sedes participam de curso de Libras

Capacitação incentiva Lei de inclusão e facilita atendimento aos surdos nos setores da Secretaria

Publicado em: 28/05/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores Sedes participam de curso de Libras

A expansão do Curso de Libras faz parte do projeto idealizado pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (Foto: Maria Almeida)

Oferecido na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, o curso de Língua Brasileira de Sinais, Libras, iniciou na tarde desta terça feira, 28, que beneficiará servidores de diversos departamentos, sobretudo de programas e serviços que lidam com atendimento ao público. A secretária, Janaina Ramos, que também está fazendo o curso, explica que o objetivo é melhorar atendimentos aos usuários da política de Assistência Social investindo na política de inclusão.

“A comunicação sem ruídos é fundamental e imprescindível para qualquer setor, e termos alguém que saiba comunicar com os surdos em nossos serviços vai facilitar o atendimento e garantir a efetivação da Lei de acessibilidade no setor público. É bom ressaltar também que saber uma segunda língua é enriquecedor, agrega na vida profissional e pessoal. Por isso, além de incentivar a realização do curso, faço questão participar, e melhorar meu currículo”, ressaltou.

A idealizadora do projeto, Jackeline Belchior, que é coordenadora do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência ressalta que Libras é uma capacitação cada vez mais necessária, em virtude da própria necessidade de comunicar sem tropeços e pela obrigação dos órgãos e empresas em se adequar a legislação. “Inclusive pessoas de diversos empreendimentos privados nos procuraram querendo fazer o curso, mas no momento só temos disponibilidade para oferecer aos funcionários do município”, acrescentou.

A psicóloga do CRAS Recanto Universitário, Solange Teresinha Fortes, reconhece a importância do curso e agradeceu a oportunidade. “Ha tempos eu pensava em fazer, mas não tinha conseguido em função da dificuldade de encontrar o curso em local e horário que desse para conciliar com as atividade do dia a dia. Este curso é muito importante porque temos essa necessidade tanto no trabalho quanto no convívio social. Poder fazer dentro da própria secretaria que já trabalhamos, e ainda de graça é maravilhoso. E a primeira aula eu já amei, muito boa! Está de parabéns quem teve a ideia”, afirmou.

Capacitação