Carnaval A Gente Faz 2018

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Folião consciente deve armazenar lixo durante carnaval

Após festividades, a produção de resíduos aumenta 40%, ao ano

Publicado em: 05/02/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Folião consciente deve armazenar lixo durante carnaval

População deve colaborar com preservação do corredor da folia (Foto: Edmara Silva)

A sujeira deixada pelo carnaval é um dos maiores problemas do pós-feriado: latinhas de alumínio, copos descartáveis, canudos, garrafas, adereços e enfeites, além da sujeira produzida por amido de milho e farinha de trigo, são alguns dos resíduos encontrados nas ruas depois da festa. Estes itens podem facilmente entupir bueiros e aumentar o risco de enchentes, além de contribuir para o surgimento de doenças, já que o acúmulo de lixo é propício para os mosquitos da dengue, zika vírus e chikungunya.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, alerta que a educação ambiental não pode ser esquecida mesmo no período festivo. “É importante que o cidadão lembre-se de cuidar da cidade, não jogar lixo não chão, não poluir o meio ambiente, que é nosso. Não há problema algum em ficar com um copinho na mão até encontrar uma lixeira para armazenar corretamente” - reforçou. Ela também informou que equipes de fiscalização para coibir a poluição sonora de rotina irão atuar em locais de eventos, fora do circuito do carnaval.

Para orientar os brincantes, confira algumas dica e aproveite bem a época, sem descuidar do meio ambiente, mantendo a cidade limpa:

– Jogar embalagens e outros resíduos nas lixeiras mais próximas;

– Produzir menos lixo, evitando a utilização de material descartável;

– Utilizar seu próprio copo e/ou sua sacola de lixo;

– Reaproveitar aquilo que iria para o lixo, utilizando material reciclável na confecção de máscaras, fantasias e adereços;

– Reutilizar fantasias de carnavais passados.

Carnaval A Gente Faz 2018