Conscientização

SAÚDE MENTAL

Ato na Praça de Fátima encerra campanha "Janeiro Branco"

Aferição de pressão arterial, orientações, palestra e demais atividades marcaram programação

Publicado em: 30/01/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Ato na Praça de Fátima encerra campanha "Janeiro Branco"

Servidores e voluntários da Rede de Saúde Mental encerraram campanha na Praça de Fátima (Foto: João Rodrigues)

Com um ato na Praça de Fátima, panfletagem no Calçadão e palestra para servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, foi encerrada oficialmente na manhã desta sexta-feira, 30, a campanha “Janeiro Branco”, promovida pela Prefeitura de Imperatriz. Durante o mês foram realizadas centenas de atividades desenvolvidas por servidores da Semus, por meio da Rede de Saúde Mental.

Na ação da Praça de Fátima foram disponibilizados atendimentos à população, como aferição de pressão arterial, orientações, palestra e atividades recreativas de cunho educativo e panfletagem com orientações da campanha.  “Esta foi uma ação externa de encerramento do Janeiro Branco, mas atividades internas continuarão até sexta-feira”, observou a coordenadora da Rede de Saúde Mental, Maria Aparecida Alves.

Ela destaca que os servidores avaliaram o ato como altamente positivo, por ter propiciado à população a pensarem sobre o tema. “As pessoas que pararam para fazer uma autorreflexão e saber que podem cuidar da saúde física e mental através de detalhes, melhor qualidade de vida, um bom papo, amigos, família, atividades física e uma boa alimentação”, afirmou. O secretário de Saúde, Alair Firmiano prestigiou o evento.

A correria imposta pelas múltiplas atividades cotidianas, pouco tempo para dedicar à família e a si próprio são alguns do fatores citados por especialistas como colaboradores para os desgastes psíquicos que podem desencadear vários transtornos, entre elas, a depressão.

A campanha atingiu pessoas como a aposentada Maria dos Reis, 67 anos, que passou pela Praça de Fátima, Centro, para aferir a pressão e acabou ganhando muito mais do que esse serviço, a orientação sobre a campanha que ela nunca havia tomado conhecimento.

Conscientização