Conscientização

MAIO AMARELO

Simulação de acidente alerta para os cuidados no trânsito

Veículo foi colocado no meio da Avenida Dorgival Pinheiro em frente à Praça de Fátima, Centro

Publicado em: 28/05/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Simulação de acidente alerta para os cuidados no trânsito

Ação faz parte do movimento Maio Amarelo realizado pela Setran (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de alertar e impactar condutores de veículos sobre os riscos de acidentes no trânsito, exposição com carro destruído em acidente e caixões foram colocados no meio da Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, no cruzamento com a Rua Simplício Moreira, em frente à Praça de Fátima, Centro.

Ação faz parte do movimento Maio Amarelo realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio da coordenação de Educação para o Trânsito. Meta é reduzir os índices de acidentes e de vítimas no trânsito em Imperatriz.

O secretário Leandro Braga destacou que “a ideia foi de impactar todos os pedestres e condutores que passavam pelo local para que reflitam sobre a necessidade de respeitar a legislação de trânsito. Essa iniciativa atinge um público no qual não conseguimos atingi-lo por meio da educação constante de trânsito que consiste em palestras, panfletagem e orientações”, disse.

Segundo ele, o condutor ao se deparar com a forte imagem do veículo danificado em acidente e os caixões expostos deverá refletir e mudar seu comportamento no trânsito, pois entendemos que desta forma conseguiremos reduzir o número de acidentes nas vias de Imperatriz.

Para o corretor de Seguros, Antenor Ribeiro, “a exposição do veículo destruído tem sido bem aceita pela comunidade que passa em frente à Praça de Fátima”. A maioria das pessoas fica desatenta no trânsito, provocando acidentes por causa da imprudência e a utilização de celulares”, observa.

Ele diz que, costumeiramente, vê pelas ruas da cidade motoristas usando celular e dirigindo colocando em risco a vida dele e de terceiros. Além disso, observou que motoristas insistem em desrespeitar o limite de velocidade trafegando com mais de 80 km por hora pelas vias centrais. “É um absurdo!”, disparou.

O aposentado Francisco das Chagas, que há 55 anos exerceu a profissão de motorista profissional, diz que ficou surpreso com a exposição que mostra a realidade de uma situação de acidente de trânsito. “Nunca me envolvi em acidente nestes mais de 50 anos de ‘volante’”, confessa ele, que orienta: “o acidente é resultado da imprudência do motorista que deve simplesmente obedecer à lei de trânsito”.

Ele conta que chegou a trabalhar até mesmo em outros países, mas sempre respeitando a legislação de trânsito, evitando dirigir de forma imprudente, redobrando a atenção nas ruas e estradas.

Conscientização