Conscientização

MOVIMENTO

‘Maio Amarelo’ conscientiza alunos e alerta sobre violência no trânsito

Palestras foram intensificas nas escolas e empresas visando reduzir os índices de acidentes

Publicado em: 06/05/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

‘Maio Amarelo’ conscientiza alunos e alerta sobre violência no trânsito

Após palestra educativa, alunos da Escola Madelena de Canossa participam do projeto Travessia Segura (Foto: Gil Carvalho)

A campanha ‘Maio Amarelo’ começou nesta segunda-feira, 06, com palestras para alunos da Escola Municipal Madalena de Canossa, no Parque Santa Lúcia. Ação visa conscientizar estudantes quanto aos riscos de acidentes no trânsito e contribuir com a educação de todos os usuários: motoristas e pedestres.

O desrespeito às sinalizações, acidentes fatais por causa da alta velocidade, uso de celular ao volante e a travessia segura na faixa de pedestres foram alguns dos principais temas debatidos na palestra que busca prevenir acidentes de trânsito.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, a campanha alerta os condutores sobre a importância de preservar vidas, evitando o excesso de velocidade e respeitando o pedestre na faixa. “Temos orientado os alunos e a comunidade sobre a importância de usar corretamente a faixa de pedestres”, pontua.

Segundo ela, o setor de engenharia de trânsito reforçou desde o mês passado a sinalização em frente às escolas, principalmente a pintura de faixas de pedestres e a instalação de placas de escolares. Medida visa oferecer mais segurança à comunidade estudantil. “O pedestre ao pisar na faixa, o direito é dele, pois o motorista tem que parar, é uma obrigação prevista no Código de Trânsito”, afirma.

Depois da palestra educativa, os alunos com apoio dos agentes de trânsito participaram na prática do projeto Travessia Segura na faixa de pedestres revitalizada recentemente na Avenida Tapajós, em frente a Escola Madalena de Canossa. “Palestra foi muito importante para todos nós, pois tivemos a oportunidade de tirar nossas dúvidas e também orientar outras pessoas sobre o modo adequado de usar a faixa de pedestres e outras regras de trânsito”, observou o estudante Mateus da Silva.

Conscientização