Conscientização

MEIO AMBIENTE

Semana da Água tem atividades de revitalização de riachos

Ações são desenvolvidas em parceria com escolas da rede pública municipal

Publicado em: 21/03/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semana da Água tem atividades de revitalização de riachos

Alunos da Escola Municipal Mariana Luz durante revitalização do riacho Capivara (Foto: Assessoria)

Dando continuidade à programação da Semana da Água, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou nesta quinta-feira, 21, o trabalho de revitalização do riacho Capivara, bairro Santa Rita, com mudas de ipê, oiti e açaí.  

A secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, ressalta a importância de comemorar o Dia Mundial da Água: “Estamos envolvidos, com satisfação, em trabalhos de conscientização da preservação do meio ambiente e, nesse caso em particular, da água. Essa é uma forma de garantir preservação desse patrimônio, que é de todos e essencial à vida”, comentou.

As atividades fazem parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março. “Esse trabalho está sendo desenvolvido ao longo da semana para reforçar o projeto de conscientização da comunidade que a Secretaria de Meio Ambiente vem realizado em diversas partes da cidade. A participação da comunidade estudantil tem sido fundamental para o sucesso da programação”, disse Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais.

A ação desta quinta-feira, coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental, foi desenvolvida em parceria com a Escola Municipal Mariana Luz, com a participação de 60 alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Para Ana Vitória Morais, 11, é sempre uma descoberta saber mais sobre o meio ambiente. “Hoje aprendi mais sobre a preservação da natureza. Principalmente sobre o riacho Capivara que passa pelo meu bairro. Nossos riachos estão sendo degradados pelo homem e ações assim, são necessárias para nos conscientizar da nossa responsabilidade”, afirmou.

A coordenadora pedagógica da escola, Solineide Freitas Alencar, relatou que ação da Semmarh com os alunos foi importante. Além disso, junto com as professoras, a escola trabalha em sala de aula sobre a conscientização de preservar o meio ambiente. “Queremos levar tantos os alunos como a comunidade a refletir de que forma estão cuidando da natureza. Esse trabalho com a Secretaria de Meio Ambiente ajuda ainda mais os nossos alunos”, comentou.

Na quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou atividades da Semana da Água em parceria com a Escola Municipal Morada do Sol, bairro Morada do Sol. Os alunos participaram do plantio de mudas de árvores nativas na área de preservação da Lagoa das Garças, região da grande Vila Nova.

A programação encerra nesta sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, na avenida Beira Rio, com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, exposição de banners e entrega de lixeiras para cambio de carro.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira - 22/03 

8h - Blitz educativa sobre a preservação da água, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.

Local: Praça de Fátima e cruzamento da avenida Getúlio Vargas com Ceará, centro. 

16h às 19h - Atividades: Culminância do Projeto com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, lixeira para cambio de carro e exposição de banners educativos.

Local: Avenida Beira Rio, próximo a concha acústica

 

Conscientização