Conscientização

SAÚDE

Semus comemora Dia Nacional da Vigilância Sanitária com blitz educativa

A ação foi realizada no Centro na manhã desta segunda-feira com informações sobre o órgão

Publicado em: 06/08/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Semus comemora Dia Nacional da Vigilância Sanitária com blitz educativa

Blitz divulga ações da Vigilância Sanitária em Imperatriz (Foto: João Rodrigues)

Criado pela lei nº 13.098 de 2015, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi lembrado nesta segunda-feira, 05, com uma blitz educativa no Centro. Durante a ação realizada na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Departamento de Atenção Básica, próximo a Praça Brasil, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, lotados na Divisão de Vigilância Sanitária exibiram faixa sobre a data, distribuíram panfletos, informativos, sacolinhas para câmbio de carro e refrigerantes para os motoristas. 

"No caso da Vigilância Sanitária de Imperatriz, em comemoração a esta data, foi realizada uma blitz educativa com panfletagem, no intuito de chamar a atenção da população para a importância deste órgão", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Márcia Figueredo.

O principal foco do trabalho da Vigilância Sanitária é garantir a promoção da saúde à população. Para isso promove ações educativas, fiscalizações e licenciamento sanitário nos estabelecimentos, a fim de assegurar melhor qualidade dos serviços de saúde, bem como dos produtos, alimentos, medicamentos, cosméticos consumidos.

“Nosso lema é educar para não punir, até porque a Vigilância não tem interesse de punir ninguém”, destacou a coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação da Vigilância, Valdenice Ribeiro.

A professora Maria do Carmo elogiou a iniciativa da blitz em prol de maior consciência da população sobre o papel da Vigilância. “É louvável a forma como estão trabalhando. Isso é uma forma de conscientizar o cidadão, mostra a preocupação do município com a saúde do imperatrizenses. Isso é muito bom”, analisou a educadora.

Panfletos educativos

No material distribuído constam informações sobre o que é e como atua a Vigilância Sanitária Municipal. A Divisão de Vigilância Sanitária é o órgão integra a Secretaria Municipal de Saúde. Sua missão é promover e proteger a saúde da população por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente da população e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde.

A Divisão funciona na Avenida Ceará, 580, no bairro Nova Imperatriz, e funciona para o público das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Os profissionais do órgão trabalham em dois períodos, além das fiscalizações a estabelecimentos como bares, restaurantes, pizzaria que geralmente são em ações noturnas e de madrugada.

Reclamações e denúncias podem ser feitas por meio do telefone (99) 3524-9722.

Conscientização