Incentivo

DESTAQUE

Mais de 100 alunos da rede municipal são premiados em Olimpíada de Astronomia e Mostra de foguetes

Com seis escolas participantes, estudantes garantem 50 medalhas de ouro, 14 de prata e 43 de bronze

Publicado em: 23/11/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Mais de 100 alunos da rede municipal são premiados em Olimpíada de Astronomia e Mostra de foguetes

Evento contou com participação de pais, professores e gestores (Foto: Edmara Silva)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nesta sexta-feira, 23, solenidade de entrega das medalhas e certificados dos alunos premiados na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia, OBA, e 12ª Mostra Brasileira de Foguetes, MOBFOG. Evento, no auditório do polo da Universidade Aberta do Brasil, UAB, Praça União, contou com participação dos homenageados, pais, professores e gestores.

Foram premiados 107 alunos das escolas Escolas Municipais João Silva, Moranguinho, Maria das Neves Marques de Sousa, São Francisco do Canindé, Santos Dumont e Emanuel II. Competição rendeu aos participantes 50 medalhas de ouro, 14 de prata e 43 de bronze.

De acordo com o medalhista de ouro, estudante Walisson Miranda, da Escola João Silva, instituição foi grande incentivadora na participação da OBA. “Sempre tivemos apoio desde a direção até os professores e assim nossos projetos vêm acontecendo. Me destaquei com o trabalho sobre os planetas do sistema solar, falando sobre cada um e suas características” - observou.

Já o aluno Iure Gabriel Ferreira, 9º ano, da Escola Santos Dumont, expressa felicidade pela premiação conquistada. “Estou bastante feliz, porque foi um projeto que as pessoas não levaram tão a sério pelo fato de não ser um assunto muito estudado nas escolas. Porém, é de extrema importância, pois abrange a tecnologia e eu me interessei pelo assunto, busquei e estudei. Não foi a medalha de ouro, mas irei estudar mais para no futuro conseguir, tendo melhores notas” - reflete.

Emocionada pela conquista do filho com medalha de ouro, Rosenilde Miranda da Silva, agradeceu ao empenho dos professores e da unidade escolar. “Me sinto feliz em ter um filho inteligente. Agradeço a escola pelo empenho e dedicação em fazer junto com ele o projeto. Eu e minha família estamos orgulhosos e esperamos que ele consiga ainda mais medalhas como essa” – elogiou.

Para participar do evento, as escolas realizaram inscrição, elaboraram projetos com os docentes, além dos cronogramas de atividades, com aulas práticas de oficinas, feiras, confecção e lançamento dos foguetes e avaliações sobre o tema. Só na escola Emanuel II, em média houve participação de 70 alunos, do 6° ao 9° ano, nas atividades e lançamento dos foguetes, no campo de futebol, no Conjunto Vitória.

“Além de ser uma área de conhecimento nova para os estudantes, essa inclusão das ciências de astronomia gerou estímulo e empolgação. Foi uma participação mais dinâmica, direta, dentro e fora da sala de aula” – destacou o professor coordenador das atividades da Escola Emanuel II, Éderson Araújo dos Santos.

Promovido pela Agência Espacial Brasileira, AEB, em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira, os dois eventos astronáuticos ocorreram ainda no primeiro semestre, com provas em maio de 2018. Competições em todo território nacional, com 774.232 alunos e 8.456 escolas, inscritas na OBA e 119.432 alunos de 2.130 escolas na MOBFOG.

Incentivo