Informativo

VALORIZAÇÃO

Prefeitura parabeniza servidores e profissionais pelo Dia do Urbanismo

Data é comemorada para fomentar debates e buscar soluções para a organização nas cidades

Publicado em: 08/11/2017 por Sara Batalha

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura parabeniza servidores e profissionais pelo Dia do Urbanismo

Área central de Imperatriz (Foto: Arquivo)

Em 08 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. A data foi instituída em Buenos Aires, 1949, com intuito de organizar e conscientizar sobre temas do setor, abordando os riscos e desafios próprios da edificação de uma cidade. Para lembrar os profissionais que atuam na área e valorizar o segmento, a Prefeitura de Imperatriz homenageia servidores e comunidade pelos trabalhos prestados, que envolvem o desenvolvimento em vários aspectos, como o econômico, técnico e administrativo.

Jordânia Aguiar, arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Seplu, fala das atividades inerentes da profissão. “A cidade passa por constantes mudanças, as políticas públicas devem acompanhar essas modificações. Hoje o grande desafio é aplicar essas políticas públicas, haja visto que a maioria não é considerada como algo essencial para a cidade”, enfatiza.

Ela lembra que o urbanismo, de forma generalizada, tenta organizar o meio em que vivemos e convivemos, estabelecendo critérios e normas para o desenvolvimento e, assim, garantir qualidade de vida para todos.

A secretária adjunta da Seplu, Tereza Marques, explica que “nas cidades brasileiras o processo de urbanização e expansão ocorrido nos últimos 50 anos, se apresenta como campo fértil para intervenções, seja nas áreas centralizadas, nos assentamentos precários, cujo campo de urbanização se consolida como uma questão importante na política urbana”.

O Dia Mundial do Urbanismo sugere discussões lúcidas sobre promoção e criação de soluções urbanísticas, que possam contribuir para uma integração saudável dos elementos de uma comunidade. Entre os temas centrais a serem pensados e discutidos nesta data, estão o sistema de transportes, soluções de lazer, planejamento de áreas verdes e locais próprios para habitação.

 

Informativo