Informativo

ASSISTÊNCIA

Prefeitura mantém força-tarefa nos bairros Parque Alvorada I e II

Diversas frentes da administração pública ofertam serviços

Publicado em: 17/04/2019 por Luana Barros

Assessoria de Comunicação

Prefeitura mantém força-tarefa nos bairros Parque Alvorada I e II

Agentes da Limpeza Pública realizam varrição, roço, coleta de lixo e recolhimento de entulhos e trecos (Foto: IMADRONEBR)

Cerca de 200 famílias ficaram desabrigadas ou tiverem perdas e danos ao seu patrimônio, no Parque Alvorada I e II nas últimas duas semanas, devido às fortes chuvas. A Prefeitura desde o dia 05 de abril mantém força-tarefa com as secretarias de Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, e Educação para minimizar os danos à rotina da população diretamente afetada e assisti-las de maneira adequada.  As ações de apoio às famílias continuam nesta quarta-feira, 17.

A Secretaria de Desenvolvimento Social assistiu as pessoas atingidas e direcionou donativos recebidos. Material de limpeza, higiene pessoal e alimentação são entregues diariamente. Agora, o foco das ações é acompanhar as famílias fora da quadra poliesportiva onde estavam sendo alojadas. “Todos desabrigados foram realocadas. Alguns nós conseguimos casas em residenciais do programa Minha Casa Minha Vida e outras estão sendo acolhidos nos Centros de Referência de Assistência Social, Cras. Agora estamos recolhendo doações de móveis e eletrodomésticos pois têm famílias que perderam tudo”; informou a secretária Janaina Ramos.

Equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, contabilizou os estragos e prestou auxílio constante aos moradores atingidos pelos transbordamentos dos riachos Cacau, Capivara, Bacuri, José de Alencar, entre outros. Mesmo após o desastre, a Defesa Civil atua monitorando o nível do Rio Tocantins e das chuvas para alertar e proteger a população em possíveis novas situações de alagamentos e enchentes.

Os serviços de Cata Treco, varrição manual e mecanizada, roço, recolhimento de entulhos, gralharias, lixo domiciliar e coleta seletiva estão sendo realizadas em toda a cidade mas, em especial, no Parque Alvorada I e II. “A Secretaria de Limpeza Pública pede a colaboração dos moradores para que tenham consciência ambiental e realizem o descarte correto do lixo e coloquem nos locais, dias e horários adequados, visto que a coleta de lixo no bairro é realizada nas terças, quintas e sábados”; explicou o secretário Alan Johnes.

Já a Secretaria de Educação informou que doze escolas e creches da rede municipal tiveram perdas em virtude da chuva e alagamentos.  Foi realizado levantamento dos prejuízos, lavagem dos ambientes e revisão das instalações elétricas. Ainda de acordo com o órgão, apenas a Escola Pirangi não retomou as atividades por necessidade de alguns reparos, mas o calendário escolar será reorganizado e todas as aulas serão devidamente repostas.

A Secretaria de Infraestrutura mobilizou toda a equipe e máquinas no auxílio aos desabrigados e agora, a partir de um plano estratégico, após o período de chuvas irá iniciar uma força tarefa para reparar os danos por toda a cidade, em especial, as áreas mais afetadas. Ruas, pontes e estradas danificadas serão recuperadas o mais breve possível.

(com colaboração de Sara Ribeiro e Maria Almeida)

Informativo