Infraestrutura

FORÇA-TAREFA

Prefeitura trabalha para minimizar estragos da chuva

De acordo com a Defesa Civil, choveu 60.66mm em menos de quatro horas

Publicado em: 21/11/2018 por Kayla Pachêco

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura trabalha para minimizar estragos da chuva

Equipes da prefeitura concentraram esforços para minimizar estragos causados pela chuva da madrugada (Foto: Edmara Silva)

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 21, a Prefeitura mobilizou equipes da Infraestrutura, Limpeza Pública, Trânsito e Defesa Civil para atuarem em caráter emergencial com a intenção de minimizar estragos causados pela chuva da madrugada. Árvores foram derrubadas pela força do vento e alguns semáforos pararam de funcionar.

De acordo com Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, choveu 60.66mm em menos de quatro horas, volume considerado médio, e com rajadas de vento. "A previsão é de mais chuva para os próximos dias, com expectativa de maior volume no domingo", detalha.

Além da limpeza de vias e praças, também prejudicadas, equipe da Sinfra concentrou esforços para efetuar a retirada das árvores e desobstruir o trânsito na Avenida Santa Teresa, Centro, e Padre Cícero, no Bairro Santa Rita. Já a equipe da Setran agiu na regularização do funcionamento dos semáforos danificados pela queda de energia, nos cruzamentos da BR 010 com Avenida Jacob; Avenida Jk com Av. Imperatriz; Rua Alagoas com Avenida Santa Tereza; e Ruas Luís Domingues com Coriolano Milhomem, e Benedito Leite com Simplício Moreira no Centro.

"O prefeito Assis Ramos já determinou que a Setran providencie para o primeiro semestre, equipamentos que filtrem a oscilação de energia da rede de alta tensão e evitar colapsos no sistema de controle dos conjuntos semafóricos", explicou o secretário de Trânsito, Leandro Braga.

"Os estragos não foram maiores graças ao trabalho preventivo de limpeza dos riachos, porém a comunidade pode colaborar evitando jogar lixo na rua, o que provoca o entupimento de bocas de lobo e bueiros e consequentes alagamentos em locais onde a vazão da água das chuvas é menor", alerta o prefeito Assis Ramos ao enfatizar que o trabalho preventivo continua sendo priorizado, inclusive com monitoramento dos riachos e áreas de risco pela Defesa Civil.

 

Infraestrutura