Meio Ambiente

diálogo

Seminário sobre saneamento teve repercussão positiva

Evento reuniu representantes de diversos seguimentos da região e nacional

Publicado em: 26/03/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Seminário sobre saneamento teve repercussão positiva

Público de quase 330 pessoas esteve presente no acontecimento (Foto: Assessoria)

Por se tratar de um tema de grande relevância e que impacta diretamente na vida da população, o 1º Seminário de Saneamento e Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), repercute positivamente na região.

O evento foi realizado na manhã e tarde de sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, na Av. Newton Bello, s/n - Vila Maria, grande Santa Rita. Quase 330 pessoas participaram dos debates e acompanharam a apresentação do resultado da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

“O seminário ganhou grande repercussão em razão justamente do tema em que foi debatido por especialistas e representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade imperatrizense e municípios da região, como Governador Edison Lobão e Açailândia que participaram dos debates. Até por quer saneamento básico representa as soluções que buscam garantir as condições adequadas de saúde pública, higiene, meio ambiente e bem-estar da população”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

 Além de reunir órgãos municipais, tais como: Planejamento Urbano (Seplu), Educação (Semed), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Governo e Projetos Estratégicos (Segov), e estudantes e educadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o evento contou com a participação da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Faculdade Vale do Aço (Favale) de Açailândia, Associação Maranhense para a Conservação da Natureza (Amavida), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam).

O saneamento básico consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

No que diz respeito aos resíduos sólidos, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), vem executando desde 2017 o projeto de coleta seletiva, levando a cidade a obter o reconhecimento de principal cidade maranhense na área de gestão ambiental. Em 2019 o município conquistou a primeira colocação do 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Estado do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e em 2023 o Prêmio Guará, concedido pela Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais (AMEA).

Importante destacar que além da coleta seletiva parte dos recicláveis destinados pelo projeto para a Ascamari já são transformados em produtos como sabão ecológico, feito com óleo de cozinha usado, vassouras produzidas de garrafas Pet e reaproveitamento de matéria-prima que são transformadas em peças de artesanato.

Meio Ambiente