Planejamento

INCENTIVO

Conselho de Turismo prepara novos projetos para aquecer o setor

Criação de um guia turístico com passeios pela cidade, exploração sustentável do rio Tocantins e a realização de atividades radicais fazem parte do projeto Conheça Imperatriz.

Publicado em: 08/08/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Conselho de Turismo prepara novos projetos para aquecer o setor

Material gráfico do guia será distribuído em hotéis, agências de viagem e entre outros locais que praticam atividades comerciais ligadas direta ou indiretamente a atividade turística. (Foto: Edmara Silva)

Na manhã desta quinta-feira, 08, membros do Conselho Municipal de Turismo-ComTur, se reuniram para debater as ações em andamento do projeto turístico Conheça Imperatriz. Essa é a terceira reunião do órgão que realiza planejamentos estratégicos e executa trabalhos de desenvolvimento para área na cidade. O Conselho, instalado com condições de funcionamento na gestão Assis Ramos, é composto por órgãos municipais ligados ao turismo, juntamente com representantes de organizações da sociedade civil e de setores empresariais.

A iniciativa do projeto turístico está sendo desenvolvida pela Superintendência de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec. Já foram realizadas uma série de ações que fazem parte do cronograma de atuação da pasta para este ano, como ministrar cursos de capacitação com foco na qualidade do atendimento e da prestação de serviços para empreendedores nas praias do Cacau e do Meio. Porém, o passo primordial dado pela Sedec na construção do guia foi a visita técnica no rio Tocantins para traçar um roteiro de passeio sustentável entre as praias localizadas ao longo do rio.

O roteiro, intitulado Conheça o Rio Tocantins, está em processo de fabricação e o material gráfico do guia será distribuído em hotéis, agências de viagem e entre outros locais que praticam atividades comerciais ligadas direta ou indiretamente a atividade turística. De acordo com a turismóloga da superintendência, Lizandra Carvalho, o roteiro contará duas possibilidades iniciais de trajeto. “O turista terá essas possibilidades, mas ele poderá combinar modificações e adaptações no seu passeio de acordo com suas preferências e disponibilidades”, contou.

Além do passeio pelo rio, o guia da cidade prevê roteiros de passeios pela cidade e a inclusão da prática de atividades mais radicais para o turista. O secretário da Sedec, Josivaldo Melo, acredita que a distribuição do material gráfico irá atrair de forma consistente turistas da região, de outros Estados e até mesmo de outros países. "Temos muito a oferecer, já existe aqui na cidade um turismo de negócios muito forte, mas nunca antes foi fomentado o turismo de lazer na nossa região. Estamos dando esse primeiro passo", disse. 

Planejamento