Planejamento

ENCONTRO

Oficinas discutem Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Participação da comunidade contribui para melhorar qualidade de vida

Publicado em: 07/02/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Oficinas discutem Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Oficinas do PMGIRS ocorrerão na zona urbana e rural (Foto: Patrícia Araújo)

Começaram na terça-feira, 7, à noite, as oficinas para a leitura comunitária de construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS e do Plano Municipal de Coleta Seletiva. A primeira, do total de seis, foi realizada na Universidade Aberta do Brasil, UAB, na Praça União. Serão sediadas nas zonas urbana e rural, com presença da população em geral e autoridades municipais, com objetivo de discutir a atual situação e propor melhorias para as questões de gestão de resíduos na cidade.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, ressaltou a importância dos planos para Imperatriz, com a participação da comunidade. “Estamos no momento mais importante que é de diagnóstico, de contribuir para a construção do plano, para dialogarmos e recebermos as sugestões. Atualmente, um município sem um PMGIRS, não consegue encaminhar propostas e recursos” - afirmou.

A servidora pública Rita Yrla participou da oficina e enfatizou que esta é uma oportunidade ímpar para a cidade. “Sou filha de Imperatriz e isto é um momento histórico, pois o município cresceu desordenadamente e nós sofremos com a falta de planejamento. Esse Plano só vem a contribuir para uma melhor qualidade de vida da população, pois depois de sua conclusão, seremos contemplados com o aterro sanitário” - destacou.

Contrato com a Alto Uruguai para elaborar o PMGIRS e o Plano Municipal de Coleta Seletiva custou R$ 244 mil reais. Durante encontro, a equipe técnica da empresa fez explanações sobre o documento, de como funciona, e sobre separação de resíduos; em seguida, os participantes foram divididos em grupos para discussão do tema; foi escolhido um coordenador por grupo para reunir as propostas e proposições do grupo e entregar aos responsáveis.

Próximas oficinas:

Zona 2: Nova Imperatriz, Santa Rita, São José, Bom Sucesso e adjacências- 07/02/2018

Escola CAIC - Bairro Bom Sucesso - 19h às 21h

Zona 3: Cafeteira, Vila Nova, Parque Alvorada I e II, Vila Lobão, Camaçari e Adjacências - 08/02/2018

Colégio Machado de Assis - Bairro Vila Nova - 19h às 21h

Zona 4: (Área Rural): Coquelândia, Petrolina e adjacências - 10/02/2018

Colégio Dom Pedro I - Povoado Coquelândia - 9h às 12h

Zona 5: (Área Rural): Lagoa Verde, Embiral e adjacências - 10/02/2018

Colégio Moreira Neto - Povoado Lagoa Verde - 9h às 12h

Zona 6: (Área Rural) - Km1700, e Vila Conceição I e II e adjacências - 10/02/2018

Escola Afonso Pena - 9h às 12h

Planejamento