Planejamento

Planejamento

Prefeito e secretários discutem projetos para camelôs e feirantes

Revitalização do camelódromo terá propostas dos ambulantes

Publicado em: 13/09/2017 por William Castro

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeito e secretários discutem projetos para camelôs e feirantes

Prefeito Assis Ramos conversa com secretários municipais, debate projetos e alternativas para o comércio informal de Imperatriz (Foto: Dávila Henrique)

O prefeito Assis Ramos esteve reunido, na terça-feira, 12, com os secretários Marlon Moura, de Governo; Fidélis Uchoa, doPlanejamento Urbano; Leandro Braga, do Trânsito; Francisco do Planalto, da Defesa Civil,  e Paulo Marcelo, da Agricultura, para discutir a retirada de camelôs, feirantes e vendedores ambulantes das calçadas, praças públicas e das ruas de Imperatriz. Camelôs serão acomodados em espaço reestruturado, para maior comodidade e segurança. 

O secretário Marlon Moura explicou que o objetivo do prefeito Assis Ramos é organizar a utilização do passeio público, obstruído atualmente com diversas barracas, bicicletas e carrinhos que prejudicam o ir e vir das pessoas. “É um problema complexo e não pode ser feito de qualquer jeito. A meta é desenvolver um trabalho de maneira menos traumática” – justificou. Segundo ele, a Prefeitura dispõe de projetos em andamento que serão executados ainda neste ano, cumprindo o que disciplina o Código de Postura do Município.

O superintendente de Defesa Civil, Francisco Planalto, ressaltou que é importante conscientizar as pessoas que vivem do comércio informal, mostrando que o novo espaço será revitalizado para melhor acomodá-los. Ele afirmou que a prefeitura estuda deflagrar a “Blitz Urbana”, ação planejada que envolve as secretarias de Planejamento Urbano, Defesa Civil, Agricultura, Governo e Trânsito.

O secretário Leandro Braga informou que a proibição de parada de ônibus em frente ao camelódromo foi feita para evitar acidentes de trânsito e regulamentou um novo local em frente ao terminal da integração. De acordo com ele, o prefeito solicitou projetos em relação ao setor do Mercadinho, para regularizar o horário de cargas e descargas.

 

Camelôs apoiam iniciativa

 

            A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano recebeu, ontem, 13, representantes da Associação dos Camelôs da Avenida Getúlio Vargas e Calçadão. Os trabalhadores demonstraram apoio ao cadastramento, feito pelo Setor de Postura. Um dos presidentes da Associação, Breno Furtado, reforçou que a categoria “está tentando manter o diálogo e se organizando, enquanto não sai o projeto do camelódromo”.

            Com o levantamento dos dados, a SEPLU garante o controle de quantos vendedores ambulantes atuam no município e tem mais facilidade para atender às demandas. Para o secretário Fidélis Uchôa, “a parceria é positiva e a prioridade é manter essas pessoas trabalhando, até que seja feita toda a revitalização do camelódromo e elas tenham um espaço adequado”. Está prevista, para a próxima semana, uma reunião onde os vendedores apresentarão suas propostas para o espaço.

Planejamento

Apaixone-se por Imperatriz