Planejamento

PLANEJAMENTO

Prefeitura orienta ambulantes e organiza o uso dos espaços públicos no Carnaval

Cerca de 100 trabalhadores do mercado informal foram sorteados para trabalharem no período carnavalesco na Beira Rio

Publicado em: 01/03/2019 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura orienta ambulantes e organiza o uso dos espaços públicos no Carnaval

Equipe do setor de Postura da Seplu realiza sorteio de espaços para ambulantes (Foto: Assessoria)

Visando disciplinar atividades de comercialização dos vendedores ambulantes durante o "Carnaval a Gente faz 2019", na avenida Beira Rio, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Seplu, realizou na manhã desta sexta-feira, 1º, o cadastro dos vendedores que desejam trabalhar durante as festividades carnavalescas. O setor de Postura da Secretaria de Planejamento Urbano realizou o sorteio de cerca de 100 trabalhadores do mercado informal que irão trabalhar na avenida.  

“Essa é uma forma de democratizar o acesso às vagas, priorizando os que trabalham no local, mas dando oportunidade a outros vendedores. Organizando a localização dos pontos de comércio na avenida e disciplinando o passeio público durante o período de carnaval, afim também de permitir o fluxo dos foliões”, informou Fidélis Uchôa, titular da Seplu, acrescentando que “durante o sorteio não houve interferências, e que “o trabalho foi feito de forma transparente na presença dos interessados”, explicou.

O vereador Antônio Pimentel, PDT, e a secretária de Políticas para Mulher, Edna Ventura, participaram também do encontro com os ambulantes. Além do sorteio, a Seplu e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, orientaram os vendedores ambulantes sobre os cuidados na utilização dos botijões de Gás Liquefeito de Petróleo, GLP, o chamado gás de cozinha.

“A nossa orientação é que sejam utilizados botijões com regulador de gás. Ele é um produto destinado a reduzir a pressão entre o botijão e o fogão. Dentre esses botijões estão o botijão de gás de cinco quilos, também chamado de botijão P5, e botijão de gás de 13 quilos, conhecido como botijão de gás P13, onde a instalação e manuseio são semelhantes.  Considerando que o gás está sob alta pressão, o regulador é fundamental para reduzir a pressão da chama em até 250 vezes, possibilitando uma chama constante e uniforme”, orientou Araújo Filho, agente da Defesa Civil.

O regulador de gás é popularmente conhecido, principalmente, pelas donas de casa, como click, peça que se usa para abrir e fechar a passagem do gás de cozinha e que conecta a mangueira ao botijão.

O vendedor ambulante Lourival Marques dos Reis, 71, há 10 anos trabalha na avenida Beira Rio. Ele falou da importância da reunião e do sorteio para quem vai atuar nos dias de carnaval. “Esses encontros entre a Secretaria e os vendedores ambulantes é necessário porque nos deixa informados de alguns assuntos que não temos conhecimentos. E outra, a gente fortalece o vínculo com a Prefeitura. O sorteio evita chegarmos para trabalhar e ter outra pessoa ocupando o nosso espaço”, enfatizou.

Planejamento