Trânsito e Transportes

TRANSPORTE PÚBLICO

Começa renovação de alvarás para permissionários de transportes em Imperatriz

Taxistas, mototaxistas, motoristas por aplicativo e transportes coletivo devem renovar alvará até 31 de abril

Publicado em: 31/01/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Começa renovação de alvarás para permissionários de transportes em Imperatriz

Permissionários começam a renovar alvará-2020 em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

O processo de renovação de alvarás [2020] aos permissionários de serviços de táxi, mototáxi, motorista por aplicativo e ônibus coletivo de passageiros começou a ser realizado pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran. Prazo final vai até 30 de abril.

Todos os proprietários de veículos permissionários devem comparecer à Setran, com documentos necessários para a realização da vistoria obrigatória, pois o não comparecimento implicará no impedimento de renovar a licença até que se regularize, sob pena de multa. Veículos caracterizados como táxi devem apresentar Certificado de Aferição do Taxímetro, fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro.

O coordenador do setor de Transportes, Alcione Bueno, explica que os permissionários de alvarás de transportes poderão circular com o documento exercício-2019, sem qualquer empecilho, até o último dia do mês de abril. A cidade possui 650 permissões de táxi, 650 de mototáxi e mais de mil motoristas por aplicativo, operado por duas plataformas.

“Vamos iniciar a cobrança do alvará-2020 no dia 1º de maio, período em que todos deverão estar devidamente regularizados com o novo documento”, disse ele, ao destacar que a novidade neste ano será a fiscalização dos veículos de propaganda volante em Imperatriz.

Segundo ele, os motoristas de carro de som participaram de curso específico para emissão da permissão e começam a ser fiscalizados neste mês de fevereiro. Também serão fiscalizados os veículos de transporte de passageiros intermunicipais. “Essas duas últimas categorias foram reguladas recentemente e passarão a ser fiscalizadas pelos agentes de trânsito a partir deste mês de fevereiro em Imperatriz”, garantiu.

Ele orienta que os condutores de veículos de transporte intermunicipal deverão comparecer à Setran [Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n, Vila Redenção II] para emitir a autorização individual, pois casos sejam flagrados serão autuados e terão os veículos removidos para o pátio do órgão de trânsito.

Trânsito e Transportes