Trânsito e Transportes

FISCALIZAÇÃO

Setran alerta sobre estacionamento irregular em calçadas

Infração de natureza grave resulta em multa e cinco pontos na carteira

Publicado em: 17/06/2020 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran alerta sobre estacionamento irregular em calçadas

Utilizando estes locais como estacionamento, há um desvio de sua finalidade e uma eventual deterioração do espaço que é voltado para o passeio público (Foto: Gil Carvalho)

Dentre as diversas formas de locomoção em espaços públicos, as áreas de passeio são as mais utilizadas pelos pedestres. E, para garantir o direito de ir e vir de quem anda pelas calçadas de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, vem realizando operações diárias nos sentido de desobstruir locais onde veículos estão estacionados de forma irregular.

Segundo o secretário Leandro Braga, a medida é importante em função do desrespeito por parte dos condutores de veículos. "As calçadas e os passeios são locais exclusivos para o trânsito de pessoas a pé e cadeirantes, porém por diversas vezes, os locais são ocupados por carros e motos, obrigando essas pessoas a transitarem na via, que acabam disputando espaço com veículos e pondo em risco a sua segurança". 

O agente e supervisor de trânsito, R Santos, explica que a fiscalização é mais uma forma de contribuir para a segurança do pedestre que transita pelas calçadas da cidade, além disso ele ressalta que a equipe também fiscaliza os transportes feitos em caçambas, pois neste caso, o motorista precisa ter uma lona para evitar poeira nas vias. 

"O objetivo da ação é orientar e notificar os condutores de veículos, seja de carro ou moto, entretanto estamos conversando também com os donos de lojas que fazem uso das calçadas para vender seus produtos. Deixando claro que não estamos multando, porém em caso de reincidência, após notificação, o responsável pela infração será penalizado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro", explicou. 

Os locais proibidos para estacionar são previstos no artigo  181 do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, e nele inclui a proibição de calçadas, a menos de cinco metros da esquina, ponto de ônibus, canteiros centrais, vagas para idosos e pessoas com deficiência, ciclovias, gramado ou jardim público, acostamentos, ilhas, dentre outros. 

Para denúncias,  irregularidade em locais proibidos ou para registrar outra situação que necessite do apoio da equipe da Setran, ligar ou mandar mensagem pelo aplicativo WhatsApp, número (99) 99198-6082. 

 

 

 

Trânsito e Transportes