Imperatriz

A cidade

Localizada na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, com a população, em 2021, era de 259.980 habitantes (IBGE), sendo, assim, o segundo município mais populoso do estado maranhense. Sede da Região de Planejamento do Tocantins e da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, com sete municípios conurbados.

A cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, atravessada pela Rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins. Imperatriz é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado, sendo, ainda, o segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão. Cidade é cruzamento entre a soja de Balsas, no sul do Maranhão, a extração de madeira, na fronteira com o Pará, a siderurgia em Açailândia e a agricultura familiar no resto do estado, com destaque para a produção de arroz e também das futuras potencialidades como a produção de energia e celulose, com a implantação da Hidrelétrica de Estreito, de Serra Quebrada e da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz. Além dessas potencialidades, pode-se perceber, também, intensa atividade extrativista, principalmente na reserva do Ciríaco. Para dar suporte logístico a todas essas atividades, Imperatriz assume postura de capital local, pois, através do Complexo Atacadista do Mercadinho e do Centro Varejista do Calçadão, a produção do sul do Maranhão, norte do Tocantins e leste do Pará é escoada. Para tanto, Imperatriz conta com a Rodovia BR-010 (Belém-Brasília), com um dos maiores rios do país, o Rio Tocantins, com a Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás. Além disso, por Imperatriz passam as principais linhas de transmissão de energia elétrica do Maranhão e de outros estados.

Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro político, cultural e populacional do estado, segundo maior PIB do Maranhão e 165º do Brasil, com PIB de R$ 7.200.694,508 bilhões, superada apenas pela capital São Luís. É, também, o principal polo da região que aglutina o sudoeste do Maranhão e norte do Tocantins. A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos, entre eles o de “Portal da Amazônia - Capital da Energia”. Historicamente, a cidade de Imperatriz foi abrigo de muitos povos indígenas, antes de sua ocupação pela comitiva do Frei Manoel Procópio, considerado o seu fundador.