Notícias

EM PAUTA

Gestão municipal participa de reunião com sociedade organizada

Evento foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, e contou com a participação de outras entidades patronais, Câmara de Vereadores, OAB, e representantes da sociedade civil e religiosa.

Publicado em: 25/02/2023 por Kalyne Cunha

Assessoria de Comunicação

Gestão municipal participa de reunião com sociedade organizada

Evento foi ocorreu na noite de sexta-feira, 25, no Centro de Convenções. (Foto: Aleilton Santos)

Reunião promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), realizada nesta sexta-feira, 24, no Centro de Convenções, contou com a participação do secretariado municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes da sociedade civil e religiosa, para discutir propostas de melhorias para a cidade de Imperatriz.

Em sua abordagem, o presidente da ACII, João Lira, discorreu sobre o propósito da reunião e apontou a Infraestrutura e Saúde como os principais pontos para discussão. “Nosso objetivo é discutir a cidade juntamente com órgãos do setor produtivo e outras instituições que representam as classes e os seguimentos da economia. Imperatriz requer, nesse momento, uma discussão ampla, não só das entidades empresariais, mas das instituições que representam a sociedade civil. Para dialogarmos juntos com a gestão pública municipal, a respeito da situação atual da saúde e da infraestrutura, para que se torne uma cidade atraente para se morar e investir”.

O chefe do executivo municipal, prefeito Assis Ramos, destacou que mais reuniões sobre a gestão pública devem ser realizadas, para que os órgãos e seus representantes possam debater sobre as ações do município, bem como os problemas, para que assim, sejam encontradas soluções. O prefeito falou ainda sobre as dificuldades administrativas, que infelizmente acontecem em todo o Brasil. Reconheceu as dificuldades, como da saúde, que dependem não apenas do município, mas do Governo Estadual, como também do Federal.

Assis Ramos destacou as obras, ações e planos realizados durante a sua gestão, como o Plano Diretor, Plano de Resíduos Sólidos, novo código tributário, Código de Obras, Shopping da Cidade, Guarda Municipal, entre outros, e frisou a importância da união das esferas governamentais. “Precisamos de mais força, tanto política, como das associações para levar não só ao governo estadual, mas ao federal, as reivindicações da nossa sociedade”, frisou.

O vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Alcemir Costa, parabenizou a ACII sobre a iniciativa da reunião que discute novos rumos para a cidade e discorreu sobre as demandas e os trabalhos realizados para melhorias na saúde, relatando desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), não apenas no município, mas no Brasil, em comparação aos grandes centros.  

“O SUS é um desafio em todo o Brasil. Em grandes cidades e centros do país, como o Rio de Janeiro e São Paulo a saúde pública e o SUS não são perfeitos. É uma grande ferramenta no que diz respeito a projeto de saúde pública e tem, sim, seus problemas. Imperatriz é pioneira em realizar no Sul do Maranhão, uma saúde em urgência e emergência e sendo única recebe pessoas de todos os lugares. Sabemos dos desafios e tentamos avançar a cada dia com os serviços funcionando. Contamos com o apoio do estado e parlamentares, para darmos a mão e fazermos com que a saúde avance”, informou.

A Procuradora Geral do Município (PGM) de Imperatriz, Alessandra Belfort, ressaltou a importância de ouvir as representações da sociedade civil, para um melhor manejo das ações do município, principalmente nos pontos mais atuantes da pauta, a Infraestrutura e Saúde. “Estamos aqui para ouvirmos a população, porque entendemos que as representações da sociedade são um termômetro para atuação da gestão. Se ouvirmos as instituições, podemos melhorar o nosso trabalho nas pastas, principalmente Infraestrutura e Saúde e paralelamente a isso, a Procuradoria, por meio do seu corpo jurídico, poderá viabilizar e manejar melhor as ações judiciais, conseguindo decisões favoráveis para o ente municipal”. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Wilson Filho, destacou trabalho realizado pela pasta, que contribui para o desenvolvimento da cidade e aproveitou a reunião para entregar nas mãos do presidente da Associação Comercial e Industrial, relatório que divulga um balanço das ações desenvolvidas, no ano de 2022, para Imperatriz. Wilson enfatiza a importância das parcerias com órgão do município, para o desenvolvimento da cidade com participação ativa da população. 

“Temos procurado sempre trabalhar em parceria com a Associação Comercial, inclusive a Sala do Empreendedor que funciona na instituição foi implementada, a partir de orientações da Sedec. Acredito que a reunião será positiva, até porque será discutida assuntos concernentes sobre o desenvolvimento da nossa cidade, principalmente o econômico”. 

O comandante da Guarda Municipal, Valterly Barros falou sobre os trabalhos desenvolvidos para segurança da população, que hoje se faz necessária na segunda cidade maior do Maranhão. “Estamos aqui representando a Guarda Municipal, que hoje em Imperatriz se faz necessária. Temos em torno de 80 guardas e uma faixa de 400 ações realizadas ao longo de 2022. Estamos aqui para contribuir e ouvir os órgãos que estão aqui representando a população imperatrizenze”.

O Secretário de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Eduardo Soares, denotou tom pacifico da reunião e relatou que espera sugestões para um bem maior, projetos para a cidade. “A reunião é um momento onde estamos aqui não apenas para receber críticas, mas também sugestões, por projetos da ACII, propostas de projetos dos sindicatos, seja do comércio, indústria, serviços, associações, todas as entidades da sociedade civil organizada. Essa reunião com certeza trará frutos positivos para nossa cidade, porque aqui discutimos o que há de melhor para a nossa cidade, principalmente para a nossa população”.

Notícias