campanha

18 DE MAIO

Palestras em escolas municipais previnem violência sexual infantil

De forma lúdica, com vídeos e música, as crianças recebem orientações

Publicado em: 30/05/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Palestras em escolas municipais previnem violência sexual infantil

A campanha de prevenção e combate à violência sexual também é direcionada aos pais (Foto: Edmara Silva)

Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Acompanhamento Escolar, realiza campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes nas instituições de ensino. Nesta quinta-feira, 30, foi a vez dos alunos das turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Parsondas de Carvalho, no bairro Ouro Verde, receber palestra sobre o tema.

De acordo com a coordenadora do acompanhamento escolar, a iniciativa integra as ações do dia 18 de maio, lembrado por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual, com objetivo de prevenir a violência, bem como informar as formas de notificar as autoridades competentes os casos de suspeita ou de ocorrência de violência. “Ações de prevenção nas escolas tem o intuito de orientar as crianças sobre as formas de denúncia, de como reconhecer e se defenderem de possíveis atos violentos, como também explicar como deve se comunicar e pedir ajuda, seja para o professor ou para alguém que tenha confiança”, destacou a coordenadora Eurilene Alves Lima.

Com utilização de vídeos e músicas as crianças recebem as informações de forma lúdica. São trabalhados conceitos do que é a violência sexual, os tipos, com e sem violência contato físico, o incentivo a quebra de silêncio para que a criança consiga falar sobre o fato. Além disso, há as orientações sobre onde procurar ajuda e os órgãos de proteção e denúncia como os Conselhos tutelares e disque 100.

A coordenadora pedagógica da escola, Cleudiane Rodrigues Lima Sousa, afirma que a melhor forma de combater a violência continua sendo a informação. “Através do repasse de informações das situações de perigo, as crianças saberão como agir diante deste mal que, infelizmente, aflige a nossa sociedade” observou.

A campanha de prevenção e combate à violência sexual também é direcionada aos pais. A segunda palestra do dia atendeu justamente esse público com palestra na Escola Menino Jesus. Nesse encontro a Semed contou com a participação da equipe da Vara da Infância, com o Juiz Delvan Tavares.

campanha