Casa do idoso

INCLUSÃO SOCIAL

“Direito e respeito não envelhecem!” é tema da abertura da XXI Semana Municipal do Idoso

Objetivo é sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população

Publicado em: 25/09/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

“Direito e respeito não envelhecem!” é tema da abertura da XXI Semana Municipal do Idoso

Evento foi realizado nesta segunda-feira (25), no auditório da UFMA, Centro. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta segunda-feira (25) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Saúde (Semus) e parceiros, iniciou a abertura da XXI Semana Municipal do Idoso, realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro, com o tema, “Direito e respeito não envelhecem! ”. Objetivo é sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. Organizada pela Casa do Idoso Feliz, a programação contou com momento de louvor, apresentação do coral infantil do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Vila Vitória, teatro e palestra sobre a temática, atividades que marcaram o primeiro dia.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, destacou a relevância do tema e do marco de 20 anos desde a aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa, pelo Congresso Nacional, bem como duas décadas de implementação de políticas públicas externas para a sociedade brasileira. Ele ressaltou ainda a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para os idosos, enfatizando o compromisso da pasta, em priorizar e facilitar o acesso aos benefícios socioassistenciais, assegurando o direito a convivência familiar e comunitária.

A primeira-dama do município e deputada estadual, Janaína Ramos, falou sobre os programas desenvolvidos, enquanto secretária da Sedes, na Casa do Idoso Feliz. Dentre as ações desempenhadas pelo município, de proteção à pessoa idosa, ela destacou o Programa Saúde da Pessoa Idosa, estruturado na gestão do prefeito Assis Ramos ainda em 2017.

“Os profissionais têm o compromisso de prestar assistência para os pacientes das instituições de longa permanência, como a Casa do Idoso Renascer, Lar São Francisco e Casa do Idoso Feliz. Para dar conhecimento à população sobre onde buscar os atendimentos e assistência, todos os meses, o programa divulga o cronograma de trabalho, percorrendo os bairros da cidade”.

Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz, destaca a importância da realização da Semana Municipal do Idoso como um evento que vai além de simples comemorações e celebrações. Ela ressalta que “essa iniciativa desempenha um papel fundamental na promoção de um impacto social significativo sobre as políticas públicas externas para a terceira idade. Ao fornecer um espaço para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao envelhecimento, contribuímos para as políticas públicas serem mais inclusivas e eficazes”.

O vice-coordenador da Casa do Idoso Feliz, Evaldo Lima, proporcionou um momento inspirador mediante uma performance do teatro mudo de Charles Chaplin. Ele explicou que dentre as atividades, a instituição realiza duas anuais: uma focada no combate à violência contra idosos, abordando seus direitos e proteções legais, e outra na segunda metade do ano que celebra a Semana Municipal do Idoso. Nessa ocasião, ele destacou a alegria e importância de ser idoso na Casa do Idoso Feliz, promovendo a felicidade, a produtividade e o serviço à sociedade. “Essas experiências nos inspiram a transmitir palavras de confiança, alegria e responsabilidade social”, conclui.

Maria do Carmo, conhecida como dona Carmitinha, falou um pouco sobre sua experiência nas ações da Casa do Idoso Feliz. Ela contou que participa desde a primeira realização da semana. “Vou em todas as programações e já viajei para muitos lugares como Brasília, São Luís. A Semana do Idoso, além de ser prazerosa em participar, é importante. Porque a gente aprende um pouco mais sobre os nossos direitos”.   

Carmitinha diz ter conhecimento dos seus direitos, mas gostaria de ampliá-los, como a passagem de ônibus interestadual. “Sei que temos vários direitos a usufruir, mas seria muito bom se reservassem nossas passagens pelo telefone, WhatsApp ou pela internet, sem precisar da nossa presença física. Porque muitos de nós, têm locomoção debilitada e dificuldades de chegar até a rodoviária para reservar a passagem e se desse; eu também queria passagem de avião”, conclui.

O ministério público tem um papel extremamente importante na proteção dos direitos difusos, coletivos, individuais, homogêneos de grupos mais vulneráveis da sociedade, como os da pessoa idosa, como explica a promotora de justiça, Glauce Malheiros.  “Essa é uma semana de reflexão, indução e de até políticas públicas, para as pessoas idosas continuarem a luta, para que seus direitos não permaneçam só no papel, mas que ele seja praticado e efetivado. A educação é a base de uma sociedade que respeita direitos, então quando você conhece os seus direitos, você luta por ele, você o defende e o faz ser efetivado”.

 

 

Casa do idoso