Preservação

PRESERVAÇÃO

Conscientização e coleta de resíduos marcam final de semana nas praias de Imperatriz

Ação tem o apoio da Prefeitura, na preservação do Rio Tocantins

Publicado em: 24/07/2017 por William Castro

Secretaria do Meio Ambiente

Conscientização e coleta de resíduos marcam final de semana nas praias de Imperatriz

Ação reuniu cerca de 200 voluntários que se empenharam no Dia D, pela preservação do Rio Tocantins. (Foto: Sara Batalha)

            Aproximadamente 200 voluntários participaram da primeira edição do “Dia D - Mostre seu Amor pelo Rio Tocantins”, organizado pela indústria Suzano Papel e Celulose. O evento começou na manhã do último sábado (22), na Avenida Beira-Rio, e contou com a participação da Defesa Civil, Ecocemar, 50 Bis, Marinha, Associação de Barraqueiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). A programação teve aula de zumba e um café da manhã, oferecidos aos participantes da ação.

            Três equipes fizeram as coletas de resíduos na Beira-Rio e nas praias do Cacau e do Meio, além de conscientização ambiental aos frequentadores, com distribuição de panfletos e sacolas de lixo para carros.  O coordenador de Coleta Seletiva da Semmarh, Jairo Sant’Ana, enfatizou que a Prefeitura deu todo apoio à empresa para a realização do Dia D. “Nós nos responsabilizamos pela parte educativa e disponibilização do espaço público. Em parceria com a Suzano, que elaborou o evento, a gente realizou uma ação prática nestes locais” - explicou.

            Fábio Batista, voluntário pela primeira vez nesse tipo de ação, ressaltou que a atividade gera impacto positivo na vida das pessoas. “É uma iniciativa que serve para os banhistas e os barraqueiros não jogarem lixo nas praias, pois esse resíduo vai demorar de 100 a 500 anos para se degradar e acaba indo em direção ao rio Tocantins, acumulando-se no leito, poluindo a água e matando a sua fauna”, alertou.

            Membros do grupo de escoteiros e da Rede de Crianças, da Igreja Assembleia de Deus e Evangélica Nova Vida, respectivamente, também vestiram a camisa e participaram do Dia D. Todo o material reciclável coletado foi destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).

Preservação