Preservação

RESULTADOS

Arborização urbana ampliada com trabalho do Meio Ambiente

Atividades contemplam Plano Anual de Educação Ambiental e cuidado com recursos naturais

Publicado em: 11/01/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Arborização urbana ampliada com trabalho do Meio Ambiente

Revitalização de riachos em parceria com escolas fizeram parte das ações. (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, divulgou nesta sexta-feira, 11, relatório das ações de 2018 pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas e Paisagens. Setor é responsável pelo planejamento, elaboração e desenvolvimento de ações e projetos ambientais voltados para população em geral.

De janeiro a dezembro foram plantadas 2.258 mudas de árvores em pontos diversos da cidade, incluindo revitalização de riachos, 4.150 mudas doadas para população durante ações da Prefeitura nos bairros e povoados, 7.632 mudas produzidas no viveiro municipal, Parque Alvorada I, e entregues à comunidade, sendo uma média de produção de 26.461 mudas de árvores nativas e frutíferas cultivadas no cativeiro público.

De acordo com a secretária Rosa Arruda, a Semmarh é responsável por coordenar e implantar as políticas públicas municipais voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade. “Desde o início do governo Assis Ramos estamos investindo na questão ambiental. Atuando também no controle e fiscalização desta grande mudança que ocorre na cidade. Cabe ainda à Secretaria exercer o controle, o monitoramento e a avaliação dos recursos naturais do município”, informou.

Além das atividades na área verde, a Semmarh doou e instalou cerca de 32 lixeiras em pontos estratégicos de Imperatriz, realizou 29 visitas em escolas municipais para desenvolver projetos de educação ambiental e executou 10, como o Água é vida; Semana do Meio Ambiente; Praia Limpa nas praias do Cacau e do Meio; Dia da Árvore; Anti-Queimadas; Renascer das Nascentes; Campanha Cidade Limpa; Horta Orgânica nas Escolas; Plano de Arborização Urbana; e Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P.

Segundo Rosa Arruda, as ações de educação ambiental, principalmente as desenvolvidas com alunos de escolas públicas e privadas, faz com que eles entendam a interlocução entre suas práticas individuais e como elas impactam no ambiente. “É muito importante, especialmente para promover uma educação crítica em relação às questões ambientais”, frisou.

Outras ações realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente ano passado incluíram 7 blitz de educação ambiental com entrega de panfletos educativos, lixo de carro, exposição de banners e colagem de adesivos em carros, 154 vistorias de poda e corte de árvores urbanas, 28 palestras educativas relacionadas ao meio ambiente ministradas em escolas e empresas.

Para a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Bárbara Soares, os trabalhos voltados à educação ambiental visam atingir sempre o maior número de atendimentos. “Queremos alcançar o maior número de pessoas possível, para mostrar a importância de cuidar para que todos nós possamos usufruir de um ambiente melhor”, finalizou.

Ações foram desenvolvidas com base no Plano Anual de Educação Ambiental e Arborização Urbana, bem como das solicitações encaminhadas pela população de Imperatriz.

Preservação