qualificação

SERVIÇO

Humanização do atendimento no SUS é abordada em capacitação

Treinamento melhora assistência prestada na rede pública de saúde

Publicado em: 21/05/2018 por Reginaldo Santos

Secretaria de Saúde

Humanização do atendimento no SUS é abordada em capacitação

Auditório da Faculdade Pitágoras sedia treinamento de humanização no SUS (Foto: Maria Almeida)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realiza nesta segunda-feira, 21, mais uma etapa da capacitação em atendimento direcionada aos profissionais da saúde. Participam, desta vez, servidores das Unidades Básicas de Saúde do distrito Santa Rita, que abrange as UBS’s do São José, Boca da Mata, Bom Sucesso, Planalto, Santa Inês,Vila Macêdo, Ouro Verde, Coquelândia e Olho D’água.

Vigilantes, técnicos de enfermagem, diretores de UBS´s, Agentes Comunitários de Saúde, ACS, enfermeiros e recepcionistas são beneficiados com o treinamento. Humanização do Sistema Único de Saúde, SUS, Relações Interpessoais, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e escuta qualificada são os temas abordados no encontro.

“É louvável, porque a gente se sente mais capacitado, entende melhor do  processo que envolve o atendimento.Na maioria das vezes o servidor só assume sua função sem passar por um treinamento, e aqui  estou tendo a oportunidade de me qualificar e atender o usuário melhor” – ressaltou o vigilante da UBS Bom Sucesso, Francisco Jonas.

De acordo com um dos palestrantes, o fisioterapeuta do NASF, Rômulo Salgado, “essa formação continuada em serviço, é prioritária a esses funcionários para que eles possam ser agentes transformadores de muitas situações subjetivas que nós encontramos no dia a dia” – afirmou.

Segundo ele, atividade busca melhorar atendimento no SUS, assim como as relações interpessoais entre os profissionais das UBS´s, partindo do princípio de harmonizar o ambiente de trabalho. Além disso, é política da gestão oferecer um serviço cada vez melhor com assistência qualificada.

qualificação