Saúde Mental

MOBILIZAÇÃO

Blitz educativa celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Ação acontece na Praça de Fátima nesta quinta-feira, 18 de maio

Publicado em: 17/05/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Blitz educativa celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Rede de Saúde Mental completa 11 anos sem o funcionamento do hospital psiquiátrico (Foto: Patrícia Araújo)

Com o objetivo de celebrar as mobilizações em torno do fechamento dos manicômios, a Secretaria de Saúde (Semus), por meio da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, realiza nesta quinta-feira (18), uma blitz educativa na Praça de Fátima. A data também marca a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial, formalização de novas legislações, além da criação de novas práticas da Reforma Psiquiátrica no Brasil, que é referência internacional.

“A Rede de saúde mental completa seus 11 anos sem o funcionamento do hospital psiquiátrico e contamos com uma rede que funciona com uma estrutura para substituir o modelo hospitalocêntrico, e juntos realizaremos essa blitz para mobilizar a comunidade por esse grande feito. O objetivo do município é fortalecer o Movimento de Luta Antimanicomial por meio diálogo, campanhas de conscientização com as instituições de ensino, comunidade em geral e instituições que atendem por meios legais os cidadãos”, explica o coordenador da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Alberto Clezio.

A ação visa ainda, apresentar para a comunidade que as pessoas que sofrem de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social. Que o convívio é grande componente para a recuperação dos pacientes. Para que assim sejam reduzidos os estigmas sobre qualquer tipo de transtorno mental.

De acordo com o secretário de Saúde, Alcemir Costa, ainda que existam muitos estigmas, a Rede de Saúde Mental tem avançado. “Temos trabalhado principalmente com políticas de humanização para que os pacientes se sintam parte da sociedade. Temos, em Imperatriz, a mais completa e bem estruturada rede de saúde mental para atender as diversas demandas e contamos com multiprofissionais que participam ativamente de todo o tratamento”, disse.

Para diminuir ainda mais o estigma com os transtornos mentais, várias ações vão ser realizadas com instituições de saúde, educação e nas Unidades Básicas de Saúde para fortalecer a linha de cuidados dos pacientes. Logo após essas atividades será realizada uma mostra das experiências e linhas de cuidados nos diferentes distritos, a palestra “A importância do Matriciamento para vivenciais em meio aberto através da luta antimanicomial: linhas de cuidados”, acontece em parceria com Universidade Ceuma, no dia 30 de maio.

Saúde Mental