Saúde Mental

CAPACITAÇÃO

Curso de formação treina servidores para Urgência e Emergência em Saúde Mental

Atividade aconteceu nesta quinta-feira (20), na Universidade Aberta do Brasil

Publicado em: 20/04/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Curso de formação treina servidores para Urgência e Emergência em Saúde Mental

A capacitação amplia as competências dos servidores municipais de saúde. (Foto: Divulgação)

Com objetivo de ampliar a competência dos servidores da rede de saúde de Imperatriz, foi realizado nesta quinta-feira (20), a Capacitação “Protocolo e Atendimento Pré-hospitalar em Saúde Mental: Noções das Urgências e Emergências em Saúde Mental”, o curso foi ofertado pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU.

“O Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental surge, então, da necessidade constante de capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde, principalmente diante da gravidade do momento atual. A proposta é ampliar a competência desses servidores, para que eles possam oferecer uma assistência mais adequada”, explicou o coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clezio.

A partir do curso, os servidores da saúde de Imperatriz podem evitar o possível agravamento dos quadros relacionados à saúde mental, reconhecida como área básica da saúde, que deve estar inclusa em todos os níveis de atenção à saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Alcemir Costa, a capacitação dos profissionais tem grande impacto nos resultados dos pacientes. “Nossas equipes têm procurado se especializar e atualizar seus conhecimentos para oferecer aos nossos pacientes mais qualidade nos tratamentos que eles realizam, principalmente no que diz respeito ao trato humanizado com cada pessoa”, disse.

Vale lembrar que Imperatriz tem a Rede de Saúde Mental mais completa e bem estruturada da região. Para quem precisa de atendimento, tem disponíveis para atendimento da Rede, médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos em enfermagem, nutricionistas, profissionais de farmácia, terapia ocupacional, educadores físicos, entres outros, que fazem parte do tratamento dos pacientes.

Para quem precisa de atendimento pode se dirigir a um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental:

  • Centro de Atenção Psicossocial Infanto — Juvenil (Rua Itamar Guará, n°2223 — Três Poderes);
  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas) e CAPS III Renascer (Rua Projetada B, Complexo de Saúde — Parque Anhanguera, em regime de funcionamento 24h) e
  • Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz (Rua Amazonas, 520 — Centro).

Saúde Mental