Limpeza Pública

MANUTENÇÃO

Equipes de Limpeza Pública trabalham na substituição e manutenção de lixeiras e contentores

Serviços de manutenção e substituição são realizados periodicamente com os itens que garantem uma cidade limpa

Publicado em: 05/04/2024 por Carlos Alcântara

Secretaria de Infraestrutura

Equipes de Limpeza Pública trabalham na substituição e manutenção de lixeiras e contentores

Ações de manutenção são promovidas rotineiramente com a ajuda de fiscais e manutenção periódica dos agentes de limpeza (Foto: Assessoria)

Cerca de 20 lixeiras comerciais vêm sendo trocadas ao longo da semana em toda a cidade, por avarias que são provocadas por vários motivos, sendo principalmente por depredação ou por mau uso dos itens que estão estrategicamente instalados para garantir a limpeza e a ordem pública. Os últimos dias são de reforço na malha de equipamento urbano de Limpeza Urbana, com a substituição dos itens quebrados.

Em toda a cidade são mais de 100 lixeiras instaladas em locais como paradas de ônibus, praças públicas ou espaços públicos como o Calçadão ou a Beira-Rio, ajudando a fomentar a limpeza pública de ambientes com grande tráfego de pedestres ou de geração de resíduos, somando aos contentores já espalhados por toda a cidade e formando a malha de mobiliário urbano da limpeza pública.

O encarregado Crispim Cardoso, responsável pela vistoria e distribuição dos itens, vem atuando na substituição das lixeiras e na constante vistoria do patrimônio. “A eficiência na troca dos itens é atribuída pela assiduidade da equipe de fiscais que trabalham nas ruas e comunicam as avarias nos itens. Nisso, já trocamos cerca de 50 contentores e mais de 30 lixeiras”, destaca.

“Infelizmente, a gente vem se deparando com vandalismo ou até mesmo com o mau uso intencional dos cidadãos que não se sentem satisfeitos de prejudicar o patrimônio público, mas também as pessoas que fazem seu papel e descartam seus resíduos corretamente, principalmente com os contentores que vêm sendo substituídos numa latência menor que as lixeiras comerciais” afirma.

A malha de mobiliário da limpeza pública é composta por cerca de 90 lixeiras comerciais, instaladas para atender a pequena geração de resíduos e gerar eficiência nos serviços de limpeza, que vem apresentando resultados, uma vez que a intervenção de agentes vem sendo menor nos locais. Os mais de 100 contentores são distribuídos no mesmo esquema, só que organizando altos volumes de resíduos, evitando pontas de lixo e facilitando a coleta.

Limpeza Pública