DESTAQUE

FORTALECIMENTO

Prefeitura reativa Centro de Convivência no Parque São José

Atividades são desenvolvidas para crianças, adolescentes e idosos

Publicado em: 26/05/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura reativa Centro de Convivência no Parque São José

A secretária Fátima Avelino e a coordenadora geral do Serviço de Convivência, Celene Jardim, trabalham para que até o final deste ano mais duas unidades do Centro estejam em atividade (Foto: Léo Costa)

            Com objetivo de ampliar as ações do Serviço de Proteção Social que se estendem ao Bairro Santa Rita, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reativou as atividades do Centro de Convivência do Parque São José. O trabalho é desenvolvido com o auxílio de grupos, para prevenir situações de risco, ampliando trocas culturais e de vivencias.

            Segundo a secretária Fátima Avelino (Sedes), “o Centro é um instrumento que valida às reivindicações da comunidade e que assegura garantias às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, destacou.

            O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será executado no âmbito do Centro e possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades das crianças de 6 a 17 anos, além de idosos. O atendimento busca garantir a segurança, acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

            Com a reativação do Polo São José, o município passa a contar com 13 unidades do Centro de Convivência em funcionamento, sendo cinco na zona urbana (Bom Jesus, Parque Alvorada, São José, Vila Davi e Vila Vitória) e oito na zona rural (Bacaba, Centro Novo, Coquelândia, Olho D’Água, Petrolina, São Félix, Vila Conceição I e Vila Conceição II).

            Além dos Polos em atividades, a secretária Fátima Avelino e a coordenadora geral do Serviço de Convivência, Celene Jardim, estão trabalhando para que até o final deste ano mais duas unidades do Centro estejam em atividade, um no Residencial Sebastião Regis e outro no Conjunto Itamar Guará.

            Cada uma das unidades, segundo dados do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende cerca de 200 pessoas, totalizando um público estimado em 3.200. Dentre as atividades desenvolvidas estão palestras, dinâmicas, oficinas, passeios, gincanas, futebol, natação, voleibol e atividades com as famílias.

DESTAQUE