Iluminação Pública

INCÊNDIO

Iluminação pública na região da Vila Machado foi prejudicada por ação de vândalos

Incêndio na vegetação se alastrou pelas ruas e fogo chegou até os fios dos postes da rede de distribuição de energia elétrica

Publicado em: 27/07/2022 por Islene Lima

Secretaria do Meio Ambiente

Iluminação pública na região da Vila Machado foi prejudicada por ação de vândalos

Chamas atingiram rapidamente a fiação e moradores de três bairros foram prejudicados (Foto: Divulgação)

Na noite de terça-feira (26), os moradores da Vila Machado e Jardim Pérola se deparam com um incêndio criminoso numa vegetação do Anel Viário, que rapidamente de alastrou causando danos a moradores, motoristas, além de deixar boa parte da população sem iluminação pública, situação que também atingiu o Jardim das Oliveiras.  

Por conta do tempo seco, e da vegetação abundante no setor, em poucos segundos o incêndio se espalhou, chegando nos postes de iluminação pública, queimando cabos, além de causar curto-circuito na corrente elétrica do local. Na ação os vândalos furtaram 100 metros de cabos de iluminação.

O coordenador técnico de Operações da Cosampa, Inaldo Brito, empresa que presta serviços de manutenção de iluminação pública de Imperatriz, explicou que assim que souberam do ocorrido, rapidamente uma equipe foi ao local verificar os danos e possíveis perigos a população por conta da ruptura dos cabos e do fogo que atingiu alguns postes.

“Felizmente não houve nenhum dano a vida de ninguém, rapidamente o Corpo de Bombeiros esteve no local ajudando no que fosse necessário, e ao mesmo tempo, nossa equipe já mapeava os prejuízos causados por essa irresponsabilidade de terceiros, que poderia ter tirado a vida de alguém”, destaca Inaldo.

Além disso, ele enfatiza que após a chegada da equipe da Cosampa, foi constatado que vândalos levaram os cabos de fiação, o que é crime. “Não bastava o incêndio criminal, ainda nos deparamos com o roubo da fiação que gera energia, ou seja, uma sucessão de erros, prejudicou e colocou em risco várias pessoas”. Vale destacar que a equipe fez todo levantamento para conserto dos equipamentos, que já iniciaram nas primeiras horas do dia.

De acordo com o artigo 54, da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, está sujeito à reclusão, de um a quatro anos, e multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), é responsável pelo monitoramento das queimadas urbanas e identificação dos infratores, e compete ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM) o trabalho de contenção do fogo, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a emissão da Licença de queimadas na zona rural.

Iluminação Pública