OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

Blitz rosa alerta sobre câncer de mama

Com diagnóstico precoce, doença tem até 95% de chance de cura.

Publicado em: 04/10/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Blitz rosa alerta sobre câncer de mama

Equipe do "Outubro Rosa" movimenta Centro da cidade (Foto: Maria Almeida)

Blitz realizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa na manhã desta quarta feira, 04, alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ação faz parte da programação do “Outubro Rosa” que segue durante todo o mês. Nessa sexta, 06, acontece o Mutirão Rosa com atendimento da Unidade Móvel na Praça de Fátima; e à noite, a partir das 19h, palestra na Universidade CEUMA marca a abertura oficial da campanha. Atividades iniciaram dia 02 com coquetel na Oncorradium e café da manhã dia 03 no São Rafael.

No sábado, 07, será realizado jantar solidário com venda de convites a R$ 50,00. O dinheiro arrecadado será destinado à Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina, Ampare. Dia 11, a programação será dedicada aos professores da Rede Municipal de Ensino. Café da manhã, palestras, consultas e exames serão disponibilizados à classe, em frente à Secretaria de Educação, na Rua Ceará, Centro. Paralelo a estes serviços estão sendo realizadas, também, palestras e atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

“Em 2017 a campanha está sendo realizada de modo diferente, visando atender um número maior de mulheres e alertar a população sobre a doença” – explica o secretário de Saúde, Alair Firmiano. Segundo ele, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, clínica Oncoradium, Hospital São Rafael, Instituto Amar Mais, Ampare, ONG Patrícia Fios de Esperança uniram forças e realizam uma programação única na cidade, contando ainda com o apoio dos parceiros Kaick Hair Stylit, Bodin Bike Shop, Instituto Avon, Unisulma, Banco do Brasil e Exército Brasileiro.

Outro diferencial da programação este ano, é a confecção de perucas para doação às mulheres em tratamento de câncer. Corte de cabelo e oficinas sobre montagem do acessório estão sendo oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde. “Junto às palestras realizadas pela oncologista, estamos conversando com as mulheres para incentivá-las a doar e trabalhar em prol dessa causa” – explicou o cabeleireiro Kaick Cardoso. Os interessados em doar material para as perucas ganham o corte de cabelo e podem fazer isso no momento das palestras ou no salão Kaick Hair Stylit na Rua Benedito Leite, Centro entre Ruas Coriolano Milhomem e Simplício Moreira.

OUTUBRO ROSA