Semana da Pátria

CIVISMO

Crianças da educação infantil participam de ato cívico na semana da independência

Durante o evento, população foi convidada para prestigiar parada oficial de 7 de setembro

Publicado em: 06/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Crianças da educação infantil participam de ato cívico na semana da independência

247 crianças participaram do evento (Foto: Sara Ribeiro)

Iniciativa da Escola Municipal de Educação Infantil José Ribamar Garros, do bairro Vilinha, proporcionou às crianças do maternal 1, 2 e I e II período a vivência dos desfiles cívicos. Nesta sexta-feira, 06, com tema “Nos trilhos do Conhecimento”, ao som da fanfarra da instituição José de Alencar, 12 pelotões, com 247 crianças encantaram toda a comunidade escolar, com fantasias e adereços. 

Abordando os subtemas como Viva nossa Pátria, Brincando também se aprende, Conhecendo o fundo do mar, Sítio do pica-pau amarelo, Bumba meu boi e tantos outros, o desfile foi marcado pela ludicidade, encanto das crianças e participação dos pais que deram maior apoio ao ato patriota. 

De acordo om a gestora escolar, Euciane Soares Aquino, mesmo não fazendo parte das instituições que participam da Semana da Pátria, o projeto cívico é trabalho das escolas. "Desenvolvemos o projeto em sala de aula, com resgate histórico sobre a independência do país e tivemos a necessidade das crianças terem a vivência do desfile desde de cedo", destacou.  

Para Josenilde Mendes da Silva, mãe da aluna Maria Valentina de 4 anos, foi um evento importante para a filha adquirir mais desenvoltura e ser menos tímida. "Gosto de colocá-la para ir se acostumando, ter contato com as festividades, além de gostar dos eventos da escola. Todos que der para participar estarei presente com ela", revelou. 

O secretário Municipal de Educação, Josenildo Ferreira, presente no evento, elogiou equipe diretiva e corpo docente pela bela atitude. "A escola está seguindo sua missão de formar cidadãos através do desenvolvimento integral da criança, o que inclui o resgate ao patriotismo e admiração das tradições do nosso país. Neste sábado, 7, será o grande Dia da Independência do Brasil e toda a população está convidada a participar na avenida Getúlio Vargas", finalizou.  

Josenildo explicou ainda que a organização dos desfiles da Semana da Pátria seguem a determinação do prefeito Assis Ramos em apoiar e incentivar o patriotismo dentro do processo educacional. 

Programação - Na tarde de quinta-feira, 05, o Habitacional Sebastião Régis também recebeu ato cívico com apresentações da Escola Municipal Sumaré, instituições religiosas, Escola de futebol Força Jovem e as fanfarras das Escolas Presidente Costa e Silva, Maria das Neves e Santa Tereza. 

Semana da Pátria