Semana da Pátria

PATRIOTISMO

Instituições da Vila Lobão encerram desfiles nos polos

Parada oficial da Independência será realizada neste sábado na Avenida Getúlio Vargas

Publicado em: 05/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Instituições da Vila Lobão encerram desfiles nos polos

Nove escolas municipais e 10 fanfarras percorreram as principais ruas, com saída da Rua Guarani na Vila Redenção II, até a Duque de Caxias. (Foto: Sara Ribeiro)

Polo Vila Lobão encerrou com maestria o roteiro de apresentações da Semana da Pátria nos bairros de Imperatriz. Comunidade local ficou encantada com desfile cívico realizado nesta quinta-feira, 05. Nove escolas municipais e 10 fanfarras percorreram as principais ruas, com saída da Rua Guarani na Vila Redenção II, até a Duque de Caxias.

A cada pelotão, as instituições demonstraram que no Brasil e em Imperatriz cabem inclusão, respeito, cidadania e valorização de nossa maior riqueza, nosso povo. O Pavilhão Nacional formado por frequentadoras da Casa do Idoso Cidade Esperança embelezou o ato solene em frente ao palanque oficial.

Grupo de Capoeira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Apae, também enriqueceu o espetáculo. O grande destaque foi a homenagem ao time oficial da cidade, Cavalo de Aço, com brasão, réplicas dos títulos já conquistados e direito a torcida organizada mirim.

Edileuza Silva, avó da pequena Ana Beatriz, aluna da Escola Marieta Albuquerque e fantasiada de cavalete, acompanhou todo o percurso. "A festa é bonita e organizada. Quando o pessoal da escola reuniu para apresentar a ideia nós nos organizamos. Além da Ana, tenho outra neta desfilando pela Escola Castro Alves e quero ver todos os pelotões", destacou.

História do cangaço, Zumbi dos Palmares, legado dos quilombos, as cores do arco íris, foram apresentados nos pelotões das Escolas Marly Sarney e Castro Alves I. Campeã nos Festivais Municipal e Regional de bandas e fanfarras, Escola Castro Alves I foi ovacionada pelo público que lotou a rua principal da Vila Lobão. "Concluímos essa etapa das comemorações nos bairros com sentimento de dever cumprido. Mostramos belas pesquisas, fantasias e engajamentos das escolas municipais. Estão todos de parabéns. Agora, vamos nos preparar para o grande desfile da independência, na Getúlio Vargas e convidamos toda a população a prestigiar", enfatizou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.   

Presenças - Evento foi prestigiado por representantes da Marinha, 1° Sargento Jardes; do Legislativo, vereadores Adhemar Freitas Junior (PSC), Irmã Telma (PROS) e Paulinho Lobão (PDT); Associação de Gestores Escolares, Cleomar Conceição; do Sindicato de Professores, Francisco Messias; Conselho de Educação, Francisco Silvestre; e da Secretaria Municipal de Educação.

Semana da Pátria